Mona Lisa vai mudar de “casa” durante uns meses

Werner Willmann / Wikimedia

O quadro Mona Lisa, exposto no Museu do Louvre, em Paris, vai mudar de sala temporariamente. A sala onde a obra de Leonardo da Vinci se encontra atualmente exposta está a ser renovada.

Por essa razão, o Louvre vai deslocar a pintura para a Galeria Médicis, uma outra sala no museu parisiense. O quadro será deslocado no dia 16 de julho e os visitantes vão poder ver a Mona Lisa a partir do dia seguinte. A “nova casa” de Mona Lisa é uma das maiores salas do museu. O Louvre estima que a pintura ficará na sala até outubro.

O Museu do Louvre está a ser renovado desde 2014. O objetivo é aumentar a segurança e também melhorar a gestão do fluxo de visitantes. Só em 2018, foram mais de 10 milhões as pessoas que visitaram o icónico museu, de acordo com a AFP.

A Mona Lisa está exposta na Sala dos Estados — uma das mais visitadas do museu devido ao interesse provocado pela obra-prima de Leonardo da Vinci. “Todos os dias recebemos uma cidade inteira nesta sala”, disse à AFP o presidente do museu, Jean-Luc Martinez.

A reforma da Sala dos Estados começou em janeiro e todas as obras foram retiradas, exceto “As Bodas de Caná” de Veronese e a “Mona Lisa”.

Exibida desde 2005 atrás de uma vitrine blindada, a “Mona Lisa” é, ao lado da “Venus de Milo” e da “Vitória de Samotrácia”, uma das obras indispensáveis do maior museu do mundo.

Especialistas afirmam que a obra é frágil – os deslocamentos dentro do museu são incomuns. Foi pintada a óleo sobre uma fina placa de madeira de álamo que, com o tempo, encurvou e provocou uma fissura.

Em 1911, quando “A Gioconda” era menos célebre, um pintor italiano tirou o quadro do Louvre, escondido em seu macacão de trabalho. A obra foi encontrada dois anos mais tarde. Em 1964, o quadro atravessou o Atlântico por decisão do governo francês, apesar das advertências dos curadores.

ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here