As câmaras do Porto e de Vila Nova de Gaia anunciaram hoje a construção de uma nova ponte sobre o rio Douro, um projeto inteiramente financiado pelas duas autarquias.
A travessia, a designar Ponte D. António Francisco dos Santos, em homenagem ao bispo que morreu em setembro do ano passado, vai unir os dois concelhos entre o cais de Quebrantões, em Oliveira do Douro, Gaia, e a zona de Campanhã, no Porto.
O anúncio foi feito pelos presidentes das câmaras do Porto, Rui Moreira, e de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, durante a manhã de hoje no Laboratório Edgar Cardoso, equipamento próximo da ponte São João, que une os dois concelhos via ferroviária.
De acordo com o Jornal de Notícias, a nova ponte situar-se-à a montante da ponte ferroviária São João.
Destinada ao trânsito automóvel, contemplará a travessia de peões e bicicletas e permitirá, também, novas ligações de transportes públicos rodoviários.
Será paga pelos municípios, não dependendo de financiamento externo. Orçada em 12 milhões de euros, deverá estar concluída no prazo de quatro anos.
O Rio Douro, entre o Porto e Gaia, é neste momento atravessado por seis pontes – Ponte da Arrábida, Ponte Luís I, Ponte do Infante, Ponte Maria Pia, Ponte São João e Ponte do Freixo – às quais se juntará agora a sétima, projetada e financiada pelas duas câmaras municipais.