Cientistas desenvolvem algoritmo que reconhece beleza natural de lugares

Cientistas britânicos treinaram um computador a avaliar quão bonita é uma paisagem natural ou urbana. A equipa de investigadores desenvolveu um algoritmo que dá notas, num ranking de 1 a 10, a fotografias de paisagens.

Incrivelmente, as avaliações do algoritmo aproximam-se bastante das avaliações que os humanos fazem – ou seja, notas altas para fotografias campestres, paisagens rurais, e pontos turísticos, e notas baixas para estradas engarrafadas e prédios mal conservados.

Para conseguir chegar a este resultado, foram usadas 200 mil avaliações publicadas no ScenicOrNot, site no qual os utilizadores dão notas sobre a beleza de fotografias um pouco por todo o Reino Unido.

“Se conseguirmos ter um algoritmo que pode dizer-nos rapidamente e com acerto se um projeto é bonito ou não, isto poderia ajudar-nos a tomar decisões”, afirmou à BBC Chanuki Seresinhe, investigadora da Universidade de Warwick e uma das autoras do estudo.

Seresinhe acredita também que o novo algoritmo poderia ajudar, por exemplo, no desenvolvimento de políticas públicas de conservação da natureza e de ordenamento da paisagem urbana.

// BBC



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here