Alpes italianos vão acolher a primeira estância de esqui livre de plástico da Europa

Val di Sol, em Itália, na região sul do Tirol, vai ter a primeira estância de esqui da Europa sem uso de plásticos. O estabelecimento em causa chama-se Pejo 3000 e tomou a decisão depois de terem sido encontrados microplásticos (pedaços de plástico de tamanho inferior a cinco milímetros) num glaciar ali próximo.

Na última temporada, Pejo 3000 albergou aproximadamente 137 mil turistas. Este ano, esses visitantes não vão poder contar com sacos, talheres, pratos, copos, palhinhas ou garrafas de plástico, entre outros produtos descartáveis, segundo noticiou o Observador.

As medidas vão fazer desta a primeira estância de esqui europeia livre de plásticos. No local, já são utilizados os desperdícios de madeira (obtidos através da limpeza da floresta) como combustível para o aquecimento e a energia é gerada de forma hidroelétrica.

“Estamos a pensar no ambiente, no impacto nas gerações futuras, mas também nas vantagens competitivas do nosso território”, disse ao Guardian Fabio Sacco, diretor-geral do conselho de turistas de Val di Sole.

Medidas como estas “deveriam ser aplicadas em toda a cordilheira dos Alpes”, referiu Fabio Sacoo. “Projetos que tenham em mira a limitação do uso de produtos de plástico são precisos com urgência”, frisou, por sua vez, o glaciólogo do Museu de Ciências Naturais de Trento, Christian Casarotto.

Foi no Forno Glaciar, que fica a cerca de 60 quilómetros da estância Pejo 3000, que cientistas da Universidade Milan-Bicocca encontraram, em abril, entre 131 e 162 milhões de partículas. As mesmas podem ter sido deixadas para trás pela roupa ou equipamento de quem visitou o espaço, ou transportadas através do ar, por ventos fortes.

“Se produtos de plástico chegarem às montanhas, lá permanecerão por um largo período de tempo, talvez décadas, e transformar-se-ão num dano à saúde e para o ambiente ao entrarem na cadeia alimentar”, explicou o Christian Casarotto.

ZAP //

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here