As férias nas praias do sul da Europa podem ter os dias contados

Diego Delso / Wikimedia

Praia de Postiguet, Alicante (Espanha)

O apartamento de férias em Alicante, Espanha, tem sido um ponto fixo na família dos sogros de Lori Zaino desde que os avós do marido dela o compraram nos anos 70.

Como bebé, foi lá que o marido dela deu os primeiros passos; ele e Zaino têm passado as férias de verão lá quase todos os anos nos últimos 16 anos – agora com uma criança pequena. As suas famílias podem parecer diferentes a cada vez que vão, mas cada visita, ano após ano, tem oferecido tudo o que desejavam de umas férias de verão no Mediterrâneo: sol, areia e muito tempo na praia.

Até este ano. Uma onda de calor assolou o sul da Europa durante as suas férias de meados de julho, com temperaturas de 46°C e 47°C em cidades como Madrid, Sevilha e Roma. Em Alicante, as temperaturas chegaram aos 39°C, embora a humidade fizesse parecer mais quente, diz Zaino. Foi emitido um alerta vermelho de condições meteorológicas. Palmeiras tombaram pela perda de água.

A viver em Madrid há 16 anos, Zaino está habituada ao calor. “Vivemos de certas maneiras, onde fechamos as persianas ao meio-dia, ficamos dentro de casa e fazemos uma sesta. Mas este verão foi como nada que eu já tenha vivido,” disse Zaino. “Não se consegue dormir à noite. Ao meio-dia, é insuportável – não se pode estar ao ar livre. Então até às 16:00 ou 17:00, não se pode sair de casa.

“Não pareciam férias, de certa forma. Sentíamo-nos como se estivéssemos aprisionados.”

Enquanto eventos climáticos como a onda de calor de julho em Espanha têm múltiplas causas, pesquisas encontram regularmente que eles são muitas vezes mais prováveis e mais intensos devido à queima de combustíveis fósseis pelos seres humanos. Mas esses não foram as únicas consequências das emissões de carbono induzidas pelo homem no Mediterrâneo neste verão.

Em julho de 2023, incêndios na Grécia queimaram mais de 54.000 hectares, quase cinco vezes mais do que a média anual, levando às maiores evacuações devido a incêndios que o país já iniciou.

Ao longo de agosto, outros incêndios espalharam-se por partes de Tenerife e Girona, na Espanha; Sarzedas, em Portugal; e as ilhas italianas da Sardenha e Sicília, para citar alguns. Outros sinais preocupantes do aumento das temperaturas pareciam estar em toda a Europa: seca em Portugal, milhares de alforrecas nas praias da Riviera Francesa, até um aumento de infeções transmitidas por mosquitos como a dengue devido às temperaturas mais quentes e inundações resultando em menos mortalidade de insetos.

Enquanto o clima em mudança afetará várias regiões de maneiras diferentes, e embora nenhuma parte da Terra esteja imune, os cientistas concordam que o sul da Europa está a ver – e continuará a ver – mais ondas de calor, secas, incêndios florestais, inundações costeiras e tempestades de vento mais fortes, bem como períodos de chuvas mais intensas. Grande parte disso ocorre durante o verão, a estação turística mais popular do Mediterrâneo.

Estes eventos não são apenas inconvenientes ou desconfortáveis; podem ser mortais. Em Espanha, quase 1000 pessoas morreram em oito dias da onda de calor de julho de 2023. O custo humano total das ondas de calor do verão de 2023 na Europa ainda não foi calculado. Mas o verão de 2022 – que foi igualmente escaldante – levou à perda de mais de 60.000 vidas.

Contra tal cenário, há outra perda que pode parecer muito menos importante – mas é um lembrete pungente de como as alterações climáticas estão a reformular tanto as nossas realidades diárias quanto económicas: o efeito nas férias de verão.

ZAP // BBC



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here