“Esqueceu-se disto”. Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local.

O Parque Nacional Khao Yai, no nordeste da Tailândia, encontrou uma forma peculiar de lidar com o mau hábito dos visitantes de despejar o lixo no chão das suas instalações.

O Ministro de Recursos Naturais e Meio Ambiente da Tailândia, Varawut Silpa-archa, ordenou que os funcionários do parque empacotassem os resíduos em pacotes e os enviassem para os endereços registados pelos visitantes durante a sua estadia, de acordo com o jornal local Bangkok Herald.

De acordo com o ministro, no último fim de semana, os visitantes do parque deixaram uma grande quantidade de lixo e restos de comida espalhados pelo parque, que cobre mais de dois quilómetros quadrados, apesar de contar com caixotes de lixo.

Os turistas vão receber um pacote de lixo com uma pequena placa onde se lê: “Devolvemos os seus objetos esquecidos. Atenciosamente, Parque Nacional Khao Yai.”

O Ministro do Meio Ambiente, Varawut Silpa-archa, publicou no Facebook fotografias de lixo recolhido em pacotes de papel prontos para serem enviados. “O seu lixo – nós o enviaremos de volta para si”, avisa, lembrando às pessoas que atirar lixo num parque nacional é uma ofensa e punível com até cinco anos de prisão e multas pesadas.

Juntamente com garrafas de plástico vazias, latas e embalagens de batatas fritas, a caixa contém uma nota educada onde se lê: “Esqueceu-se destas coisas no Parque Nacional Khao Yai”.

Autoridades do parque afirmam que o lixo deixado para trás pode ser particularmente perigoso para os animais que tentam comê-lo.

Os nomes dos turistas que deixarem lixo no chão do parque serão notificados à Polícia local por violação da Lei de Parques Nacionais.

O Parque Nacional Khao Yai é o parque nacional mais antigo da Tailândia e conhecido pelas suas cascatas, animais e paisagens.

ZAP //

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here