Gestão do aluguer: como confiá-lo a um perito?

Gerir um imóvel alugado é uma tarefa que pode levar tempo, disponibilidade e um certo número de competências.

Entre inquilinos exigentes, recuperação de renda não paga, gestão administrativa e técnica, pagamento de impostos, resolução de litígios entre inquilinos… pode ser complexo gerir o seu próprio imóvel. Porque não confiá-lo a um profissional? Eis as razões para esta decisão e como implementá-la!

Gestão de aluguer delegada: sendo exactamente?

Um proprietário pode decidir gerir o seu imóvel alugado sozinho. Neste caso, trata de tudo o que envolve o imóvel alugado (aspetos técnicos, jurídicos, administrativos, contabilísticos, etc.). Mas ele pode achar estas tarefas demoradas.

Neste caso, poderão ter de utilizar os serviços de uma agência especializada na gestão de alugueres e na prestação de serviços de gestão de alojamento local para cuidar do seu investimento imobiliário.

Quais são as obrigações do delegado?

O delegado pode ser um gestor de propriedade ou um agente imobiliário. Ele ou ela terá de cumprir todas as tarefas que incumbem ao senhorio após a assinatura do contrato de arrendamento. Para o efeito, será mandatado para:

  • Visitar as instalações e entregar as chaves aos ocupantes;
  • Cobrança do aluguer;
  • Enviar os recibos de pagamento;
  • Cuidar de todas as etapas relativas às declarações fiscais;
  • Acompanhar e cobrar o aluguer não paga.

A gestão do arrendamento envolve também a pessoa delegada que paga as reparações efetuadas no edifício que não estão cobertas pelo seguro de habitação. Ele é a pessoa que resolve quaisquer problemas que possam surgir entre inquilinos e assegura que cada inquilino goza perfeitamente dos seus direitos.

Para o fim do contrato, ele põe em prática um conjunto de procedimentos para facilitar a partida dos inquilinos. Ele assegura que o período de pré-aviso é respeitado, que as instalações são deixadas tal como foram tomadas e que o depósito de segurança é devolvido. Estas tarefas morosas incluídas na gestão delegada do aluguer permitem ao proprietário viver serenamente e cobrar as suas rendas a tempo sem se preocupar com todas as implicações relacionadas.

Porquê delegar a gestão do arrendamento de imóveis a um profissional?

Delegar a gestão do aluguer a um profissional é muito mais benéfico do que parece. Para além das obrigações envolvidas, o proprietário beneficia de uma série de vantagens.

Poupe tempo

Ao confiar a gestão do seu imóvel alugado a um especialista, liberta-se dos fardos e constrangimentos que isso implica. É muito aborrecido gerir você mesmo o seu imóvel alugado. Terá de resolver disputas entre inquilinos, viajar para lhes entregar os recibos, fazer o inventário das instalações à partida, encontrar novos inquilinos, elaborar novos arrendamentos ou contratos de aluguer, etc.

Esta gestão é ainda mais complicada quando se vive numa cidade diferente daquela em que se encontra o seu imóvel alugado, pois terá de gastar dinheiro em várias viagens por mês. Ao delegar uma agência para gerir a sua propriedade, evitará todos estes incómodos e ficará mais tranquilo quanto a não ter de ser você próprio a lidar com esta gestão de arrendamento. Poupar- lhe-á tempo e energia, mesmo que isso lhe custe dinheiro.

Beneficiar dos conselhos e perícia de um especialista conhecedor

Um gestor de propriedade conhece todos os meandros do negócio. Está familiarizado com toda a legislação relevante, o que significa que tem verdadeira protecção jurídica no caso de litígios com inquilinos ou questões fiscais. Para além de se encarregar da gestão quotidiana do imóvel alugado, será de grande ajuda na fixação das rendas, de acordo com os textos em vigor.

A gestão de aluguer delegada dá-lhe a oportunidade de beneficiar de conselhos personalizados sobre os materiais a utilizar para equipar o edifício (aquecimento, isolamento, ventilação, manutenção das instalações, segurança, etc.). Confiando num perito, estará protegido de sanções e tirará o máximo partido da sua propriedade.

Como delegar na prática a gestão do seu imóvel alugado?

A primeira coisa a fazer para permitir que um profissional possa gerir o seu imóvel alugado é assinar um contrato de “mandato de gestão de aluguer”. Ele ou ela torna-se então o seu “agente”, um estatuto que lhe permite gerir a sua propriedade de acordo com os termos do contrato. No entanto, verificar se possuem uma licença profissional.

Depois, com base num estudo, o agente dar-lhe-á uma estimativa do valor do imóvel, o que lhe permitirá saber a que preço alugar o imóvel. Por vezes, a procura de inquilinos faz parte das funções do agente. Neste caso, o agente terá de encontrar um inquilino solvente. Elaborarão os contratos de acordo com as suas exigências e, uma vez assinados, as chaves poderão ser entregues aos novos ocupantes.

A delegação da gestão do arrendamento só pode dizer respeito a uma parte das tarefas (administrativas e jurídicas). Alguns senhorios preferem escolher eles próprios os seus inquilinos. Neste caso, tudo isto deve ser incluído no contrato.

Deve escolher cuidadosamente a gestão do aluguer do seu imóvel; a rentabilidade do seu imóvel depende disso!

aeiou // GuestReady



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here