Paris lidera novamente o ranking, que conta com a capital portuguesa num top 20 dominado por destinos europeus. Estudo destaca um 2023 marcado por um aumento exponencial de viagens e gastos globais de triliões com o turismo.
Já são conhecidos os 100 melhores destinos urbanos de de 2023.
O ranking é resultado do estudo Top 100 City Destinations Index da empresa de pesquisa estratégica de mercado Euromonitor International.
Com base em 55 métricas distribuídas por seis critérios — desempenho económico e empresarial, desempenho turístico, infraestruturas turísticas, política e atratividade turística, saúde e segurança, e sustentabilidade —, o ranking é liderado pela capital francesa Paris.
Na verdade, os destinos europeus dominam o top 20, com 12 cidades a marcar presença, incluindo a capital de Portugal, Lisboa, que encerra esta lista, em 20º lugar, mesmo atrás de Viena (18.º) e Los Angeles (19.º).
Europa domina em ano de aumento de viagens
No total, a Europa lidera com 63 cidades no top 100 num ano que assinala uma recuperação das viagens internacionais, com um crescimento de 38% em número de viagens — e uma previsão de alcance de 1,3 mil milhões até ao final do ano.
Istambul lidera o número de chegadas internacionais em 2023, com Londres e Dubai a seguir. Hong Kong e Banguecoque registaram os maiores aumentos nas chegadas internacionais, após a reabertura pós-pandemia. Os gastos globais com turismo são estimados em cerca de 1,6 triliões de euros para 2023.
O estudo também destaca a importância do turismo sustentável. Muitos destinos estão a adotar medidas para melhorar as suas práticas de sustentabilidade, devido a fatores como o turismo excessivo.
Nadejda Popova, da Euromonitor, aponta o overtourism como um grande desafio para as cidades.
“O turismo excessivo é um dos desafios que as cidades estão a enfrentar, impactando as comunidades locais e o meio ambiente à medida que o turismo recupera da crise da Covid-19”, diz.
“Alguns destinos estão a impor restrições, tributação acentuada ou redução da capacidade hoteleira para ajudar a limitar o fluxo de turistas e preservar o património cultural, enquanto outros adotam estratégias de dispersão que promovem destinos alternativos ou fora do comum”, acrescenta, sublinhando a importância de implementar práticas sustentáveis para promover um turismo mais responsável.
Este enfoque na sustentabilidade reflete uma mudança no setor turístico, buscando um equilíbrio entre a atração de visitantes e a preservação dos recursos e da qualidade de vida das comunidades locais.
Em baixo, o top 20 destinos urbanos de 2023:
- Paris, França;
- Dubai, Emirados Árabes Unidos;
- Madrid, Espanha;
- Tóquio, Japão;
- Amesterdão, Países Baixos;
- Berlim, Alemanha;
- Roma, Itália;
- Nova Iorque, EUA;
- Barcelona, Espanha;
- Londres, Reino Unido;
- Singapura;
- Munique, Alemanha;
- Milão, Itália;
- Seul, Coreia do Sul;
- Dublin, Irlanda;
- Osaka, Japão;
- Hong Kong, China;
- Viena, Áustria;
- Los Angeles, EUA;
- Lisboa, Portugal.