O maior parque de crocodilos da Índia está à beira da falência. Abriga mais de 2.000 animais

O maior parque de crocodilos da Índia, localizado perto da cidade de Chennai, no sul do país asiático, encontra-se à beira da falência depois de a pandemia de covid-19 ter obrigado a fechar o espaço em meados de março.

Funcionários do Madras Crocodile Bank Trust and Centre for Herpetology ouvidos pela Reuters revelaram que o parque pode ter menos do que quatro meses antes de ficar sem tesouraria para alimentar os animais, pagar aos funcionários e levar a cabo investigações.

As maiores receitas deste parque indiano, que abriga mais de 2.000 animais entre crocodilos, jacarés e outros répteis como tartarugas, cobras e lagartos, provinham da bilheteira, que não recebe qualquer visitante desde 16 de março.

O diretor do parque, Allwin Jesudasan, revelou que o confinamento durante a época de verão retirou ao parque cerca de 14 milhões de rúpias (cerca de 159 mil euros), tendo o parque perdido 2,5 milhões de visitantes face ao ano passado.

“A nossa atual situação financeira permitirá manter o parque funcional por apenas mais três ou quatro meses“, revelou o responsável à agência.

“A nossa equipa sénior teve um corte voluntário entre 10 a 50% nos seus vencimentos e nós reduzimos as nossas atividades apenas às essenciais”, continuou Jesudasan, apelando à doação de fundos através do site do parque.

O Madras Crocodile Bank, criado em 1976 pelo especialista norte-americano em cobras Romulus Whitaker, estende-se por 3,44 hectares e foi recentemente reconhecido pelo seu trabalho de conservação de espécies.

Desde então, criou mais de 5.000 espécimes de crocodilos, sendo a casa de 14 das 23 espécies de crocodilos existentes em todo o mundo, três das quais em risco de extinção.

O parque não tem data para reabrir e os números da covid-19 no país não deixam boas perspetivas a curto prazo. A Índia voltou a atingir um novo máximo diário de mortes por covid-19, com 1.007 óbitos nas últimas 24 horas, além de 62.064 novas infeções.

Segundo o Ministério da Saúde indiano, o país registou 44.386 mortes desde o início da pandemia, para um total de 2.215.074 milhões de casos diagnosticados. Pelo menos 634.935 doentes continuavam em tratamento, indicou.

A Índia registou mais de 60 mil novas infeções diárias pelo quarto dia consecutivo, e mais casos que qualquer outro país do mundo nos últimos seis dias. Desde meados de junho, o país contabilizou, em média, cerca de 50 mil casos por dia.

ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here