A ponte sobre a cascata Vøringsfossen é a mais recente atração turística que oferece vistas da paisagem perto de Eifjord em Hardanger, no oeste da Noruega.
A ponte, projetada pelo arquiteto Carl-Viggo Hølmebakk, foi contruída durante mais de uma década. Agora, está pronta para os visitantes dispostos a atravessar os 99 degraus que ligam os dois lados do vale Måbødalen, em troca de uma vista das águas turbulentas da cascata Vøringsfossen.
A ponte é apenas uma parte de uma série de novos desenvolvimentos em torno da cascata com o objetivo de tornar o local popular ainda mais atraente para os visitantes. Todo o projeto, que também inclui novas plataformas de mirantes e trilhos, custará mais de 3,73 milhões de euros e deverá ser concluído até 2022.
“A ponte é, obviamente, o coração do projeto, que conecta as duas margens do rio e a cascata”, disse Hølmebakk, em declarações à CNN.
Hølmebakk queria que o design fundisse o natural e a contrução humana. Para isso, estudou com a sua equipa a paisagem local de perto, digitalizando o terreno com equipamento digital, garantindo que não danificavam o meio ambiente.
O arquiteto considera que a ponte tornar-se-á mais um motivo para visitar a cascata Vøringsfossen, que já é um dos principais destinos da Noruega.
O design flutuante é inspirado no folclore norueguês e na tradição romântica do país.
Transformar o conceito em realidade não foi fácil. Juntamente com métodos de construção mais convencionais, a equipa teve de usar helicópteros e montanhistas. Os trabalhos de construção começaram em 2015, mas, como Vøringsfossen está localizada nas montanhas, os trabalhos só puderam ser realizados durante a curta temporada de verão.
Hølmebakk reconhece que alguns ainda podem sentir que a ponte interfere na beleza natural da paisagem, mas o arquiteto garante que a ponte foi cuidadosamente projetada e aponta que é um caminho mais seguro para os viajantes aventureiros admirarem a beleza da cascata.
Além disso, a ponte é adequada para crianças e idosos. Por outro lado, não é adequado para cadeiras de rodas, mas Hølmebakk assegura que há um caminho acessível atualmente em desenvolvimento como parte de um projeto maior. Em 2022, também haverá um café no local.