Segunda-feira, Junho 9, 2025
Inicio Blog Página 101

Aeroporto de Lisboa é o pior do mundo

SXC

O aeroporto Humberto Delgado está em 132º lugar numa lista com 132 aeroportos mundiais. O ranking elaborado pela AirHelp aponta o aeroporto lisboeta como o pior do mundo, em critérios como a pontualidade, a qualidade dos serviços e as infraestruturas.

O aeroporto Sá Carneiro, no Porto, está em 125º lugar, ou seja, é o oitavo pior entre os 132 analisados na lista da empresa especializada em ajudar viajantes a obter indemnizações por atrasos ou cancelamentos de viagens. Entre as transportadoras, a TAP Air Portugal está no 61º lugar, entre 72 companhias.

O ranking da AirHelp, divulgado esta quinta-feira e citado pelo Observador, baseia-se na proporção de voos que saem a horas, e em sondagens a viajantes acerca das opções alimentares e o conforto dos aeroportos e das companhias aéreas.

No caso das transportadoras, o índice procura avaliar quais são as empresas que tratam melhor os clientes quando algo corre mal, incluindo quanto demoram a pagar as indemnizações por atrasos e cancelamentos.

Num índice que vai de zero a 10 pontos, o aeroporto de Lisboa não vai além dos 5,77 pontos. É a pontualidade que pressiona o resultado final, com um índice de 4,7 pontos. No que diz respeito à qualidade dos serviços e lojas, as cotações já são um pouco melhores, na ordem dos 7,3 pontos.

Já o aeroporto Sá Carneiro, no Porto, obteve uma pontuação de 6,46. Tal como em Lisboa, a pontualidade (5,6 pontos) puxa para baixo um índice onde a qualidade dos serviços (7,9 pontos) e as opções alimentares e compras (7,6 pontos) não são suficientes para elevar este aeroporto para uma posição global melhor do que o oitavo pior aeroporto do mundo.

Os três melhores aeroportos do mundo são o Hamad Internacional Airport (em Doha, Qatar), com 8,39 pontos. A mesma pontuação tem o Tokyo International Airport, no Japão, e o aeroporto de Atenas, na Grécia, é o terceiro melhor (8,38 pontos).

Entre as transportadoras aéreas, as melhores pontuações vão para a Qatar Airways, a American Airlines e a Aeromexico, com mais de 8 pontos. A TAP está em 61º lugar, com 6,04 pontos — a pontualidade é classificada com 5,2 pontos e a gestão de reclamações com 5,3 pontos. Só a qualidade dos serviços está mais bem classificada, com 7,7 pontos.

Abaixo da TAP estão companhias como a Vueling, a Transavia, a Ryanair e a Easyjet. A pior é a Thomas Cook Airlines, com 5,26 pontos na pontuação global.

ZAP //



Ilha das Berlengas pela primeira vez com limite diário de 550 visitantes

O Ministério do Ambiente enviou para publicação em Diário da República a portaria que estabelece, pela primeira vez, um limite diário de 550 visitantes em simultâneo na ilha das Berlengas, disseram hoje à Lusa operadores e fonte ministerial.

Fonte oficial do Ministério do Ambiente disse à agência Lusa que a tutela enviou a portaria para publicação em Diário da República, para que possa entrar em vigor em meados deste mês.

A proposta de portaria, que esteve até meados de abril em consulta pública e a que a Lusa teve acesso, apontava para 500 visitantes diários em permanência, mas a tutela aumentou esse limite para 550, disseram à Lusa alguns dos operadores das embarcações marítimo-turísticas de Peniche, que transportam os turistas para a ilha, no distrito de Leiria.

A possibilidade de definir um limite de visitantes está previsto no regulamento do Plano de Ordenamento da Reserva Natural das Berlengas, que está em vigor desde 2008, tendo em conta a “fragilidade dos ecossistemas insulares e atendendo às condições específicas do arquipélago”. Contudo, nunca chegou a ser fixada uma capacidade máxima.

Na última assembleia municipal, o presidente da Câmara, o independente Henrique Bertino, disse que “era a favor que se estabeleça um limite de carga humana, por questões de segurança”. A Associação de Operadores Marítimo-Turísticos de Peniche, que representa metade das 24 embarcações, também concorda com a fixação de um limite.

“Houve embarcações que chegavam a fazer nove viagens por dia às Berlengas”, justificou à Lusa o seu presidente José Manuel Fernandes, adiantando que as novas regras vão permitir “prestar um melhor serviço e melhor preservar” aquela reserva natural.

“Concordo que haja um limite. Haver 1200 pessoas na ilha é insustentável, porque não conseguem estender uma toalha na praia ou ir ao restaurante” por falta de espaço, além da poluição marítima causada pelas embarcações, corroborou à Lusa Sérgio Ferreira, proprietário do novo catamarã, com capacidade para 90 passageiros, que passou este ano a operar.

Para o excesso de visitantes contribuiu o facto de, em alternativa à não emissão de novas licenças, alguns operadores adquiriram licenças na Nazaré, São Martinho do Porto (Alcobaça) e Ericeira (Mafra), onde existiam embarcações autorizadas a fazer passeios às Berlengas, motivo pelo qual o número de barcos triplicou nos últimos 10 anos.

Todavia, apesar de concordarem com um limite de visitantes nas Berlengas, tanto o presidente da associação como Sérgio Ferreira e um outro operador – Júlio Laranjeira, consideram que o número de turistas por dia podia ser maior.

Os operadores das marítimo-turísticas apontam antes para um número entre os 570 e os 600 visitantes em simultâneo, fazendo contas ao número de turistas que as 24 embarcações transportam nas duas viagens diárias a que estão autorizadas.

Com uma capacidade máxima de 550, haverá turistas e barcos a ficarem em terra, avisaram, mas não vai colocar em causa a sustentabilidade financeira das empresas. Um estudo da Universidade Nova de Lisboa, concluiu que visitam anualmente a ilha da Berlenga mais de 65.650 pessoas, das quais 43.250 na época alta (meses de verão).

O arquipélago foi classificado em 2011 como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), tem estatuto de reserva natural desde 1981 e foi classificado como Zona de Proteção Especial para as Aves Selvagens em 1999.

// Lusa



Cidade italiana coloca 500 casas abandonadas à venda por um euro cada

O governo local da cidade italiana de Mussomeli, no sul da Sicília, colocou 500 casas abandonadas à venda por um euro cada. Os compradores, contudo, têm que renová-las dentro de três anos ou então devolvê-las.

De acordo com um artigo do Mail Online, divulgado na terça-feira, até ao momento foram colocadas à venda 100 imóveis, estando previsto que o mesmo aconteça com outros 400. A sinalização da venda por parte do governo local tem sido feita através de cartazes colocados nas portas das casas.

Qualquer um que compre uma casa precisa renová-la dentro de três anos ou perdem o depósito de 8 mil dólares (cerca de sete mil euros). A avaliação das casas indica que, para restaurar cada metro quadrado, são necessários de 107 dólares (95 euros). Os custos administrativos ficam entre 4.000 e 6.450 mil dólares (3.573 e 5.760 euros).

Mussomeli fica numa colina, a duas horas a sudeste de Palermo, e tem cavernas bizantinas e um castelo medieval, bem como numerosas igrejas antigas.Algumas das casas são muito pequenas mas outras compostas por vários quartos. Segundo o artigo, os imóveis oferecem igualmente vistas deslumbrantes sobre os campos italianos.

A cidade histórica, que tem inúmeras ruas em pedra, tem visto a sua população de 11 mil habitantes a diminuir ao longo dos anos. Esta mudança iniciou quando os italianos começaram a abandonar as áreas rurais, indo para as cidades.

Segundo o Mail Online, arquitetos e engenheiros locais estão à disposição para ajudar no trabalho, mas os compradores podem optar por obter ajuda externa, caso prefiram. Até serem vendidas, as casas permanecem fechadas.

Esta iniciativa não é a primeira do género. No ano passado, a localidade de Ollolai, que fica na região montanhosa de Barbagia, na ilha da Sardenha, também estava a vender 200 residências de pedra abandonadas por um euro cada.

A população da cidade caiu para a metade nas últimas três décadas, estando os 1.300 habitantes – a maioria casais sem filhos de meia-idade – a sair do local ao longo do tempo.

Com apenas um pequeno número de bebés nascidos a cada ano, o governador de Ollolai decidiu impedir que a população caísse ainda mais, lançado o projeto de venda de casas por um euro, em 2015.

Mas também em Ollolai houve um problema: os compradores tiveram que se comprometer a reformar as casas, que estavam em condições precárias, dentro de três anos, a um custo estimado de até 30 mil euros.

TP, ZAP //



Vulcão Sinabung entra em erupção. É um dos maiores da Indonésia

Um vulcão da Indonésia entrou em erupção esta terça-feira, libertando grande quantidade de fumo a 2.000 metros, cobrindo os vilarejos da região de cinzas.

O vulcão Sinabung, na ilha de Sumatra, está ativo desde 2010 e entrou em erupção pela última vez em 2016. Nos últimos dias, a sua atividade disparou. Os vilarejos próximos foram avisados do risco de lava.

O gabinete de gestão de catástrofes afirmou que a erupção pode afetar o tráfego aéreo. Contudo, até ao momento, não foi emitido qualquer alerta formal para evitar os voos na área.

Não foram registados feridos ou mortos e a agência de catástrofes não emitiu ordens de evacuação. Em 2016, sete pessoas morreram durante uma erupção deste vulcão. Em 2014 foram registadas 16 vítimas.

No ano passado, a erupção de um vulcão entre as ilhas de Java e Sumatra provocou um deslizamento de terras submarino, desencadeando um tsunami que matou mais de 400 pessoas.

O vasto arquipélago do Sudeste Asiático está no chamado Anel de Fogo do Pacífico, onde se encontram placas tectónicas. A Indonésia tem 127 vulcões ativos.

// Lusa



Son Doong, a maior caverna do mundo, continua a crescer

 

hughderr / Flickr

A caverna de Hang Son Doong, a maior do mundo

Uma década após ter sido descoberta nas selvas vietnamitas, Son Doong, a maior caverna do planeta, continua a surpreender os exploradores, que encontraram uma passagem submersa que a conecta a outra cavidade e aumenta ainda mais o seu tamanho.

Desde que percorreram Son Doong pela primeira vez, em 2009, e se certificaram de que era a maior caverna jamais explorada, a equipa de espeleólogos britânicos liderada por Howard Limbert observou um rio que desaparecia numa parede da caverna e reaparecia numa outra gruta próxima.

“Estávamos certos de que o rio que desaparecia em Son Doong era o mesmo que reaparecia na caverna de Hang Tung, a 600 metros”, disse à Agência Efe Debora Limbert, integrante da expedição e assessora da Oxalis Adventure, a empresa que organiza passeios dentro da caverna.

Parte da resposta surgiu há poucos dias, quando os mergulhadores especializados Christopher Jewell, Jason Mallinson, John Volanthen e Richard Stanton descobriram uma passagem que, em tese, leva à caverna de Hang Tung.

O entusiasmo da exploração, no entanto, diminuiu quando ficou comprovado que a passagem não está a 25 metros de profundidade, como era estimado, mas muito mais abaixo, a pelo menos 93 metros (abaixo do nível do mar), o que dificulta o acesso.

Os mergulhadores, conhecidos pela participação no resgate dos 12 rapazes que ficaram presos numa caverna na Tailândia em junho do ano passado, só conseguiram chegar a 77 metros de profundidade por não terem equipamentos especiais, mas as medições confirmam a existência do túnel subaquático.

“É preciso voltar para entrar na passagem e tentar chegar à outra caverna. Não sabemos se será possível fazer este ano, antes do início da temporada de chuvas ou se será preciso esperar pelo ano que vem”, disse Limbert.

Caso seja confirmada a ligação, a caverna adjacente passaria a fazer parte de Son Doong, o que engrandeceria ainda mais as já descomunais dimensões.

“Já podemos dizer que Son Doong é maior do que era. Normalmente, contamos desde a superfície da água, mas dada a existência do túnel, contamos esses 93 metros de profundidade. A dúvida é se também inclui a outra caverna, isso só será possível de comprovar se alguém passar para o outro lado pelo túnel”, explicou a espeleóloga.

Embora tenha certeza de que existem cavernas maiores na Terra, Son Doong é a maior já explorada pelo ser humano, com um volume total de 38,5 milhões de metros cúbicos de água, muito maior do que a chamada Caverna dos Cervos, na Malásia.

A descrição da empresa de turismo diz que Son Doong é um universo único, com clima próprio, “uma obra-prima da natureza com paisagens sobrenaturais e enormes estalactites e estalagmites esculturais”.

A caverna foi descoberta em 1991 por Ho Khanh, um morador da região que se escondeu de uma tempestade dentro dela. Sem saber da sua importância, não memorizou a localização. O relato de Khanh, no entanto, foi imprescindível para os espeleólogos britânicos que em 2009 exploraram Son Doong e atestaram que é a maior caverna do planeta.

A região do Parque Nacional de Phong Nha-Ke Bang, onde em 2016 foram filmadas partes da superprodução de “Kong: A Ilha da Caveira”, é um paraíso para os espeleólogos, que estimam que apenas 30% das cavernas da região de selva montanhosa foram descobertas até hoje.

ZAP // EFE



França vai proibir circulação de trotinetas elétricas nos passeios das cidades

O governo francês anunciou que vai proibir a circulação de trotinetas elétricas nos passeios nas cidades a partir de setembro, que passa a estar sujeita a uma multa de 135 euros.

Numa entrevista ao jornal francês Le Parisien, a ministra dos Transportes francesa, Elisabeth Borne, defende que a evolução da circulação de trotinetas, que invadiram as ruas das grandes cidades francesas nos últimos meses, “foi muito rápida e anárquica”.

Assim, e por a “lei da selva” ter passado a vigorar, a circulação das trotinetas vai passar a estar enquadrada num conjunto de regras para que “os peões não tenham mais de se raspar nos muros”, adiantou a ministra, explicando que estas novas regras serão aplicadas aos “engenhos de deslocação pessoal motorizados” (EDPM), que incluem as trotinetas elétricas e outros.

Com as novas regras, os utilizadores destes veículos alternativos deverão circular nas cidades nas ciclovias ou nas estradas, enquanto nos passeios o veículo deve ser levado à mão com o motor desligado. Fora das cidades, a circulação deste tipo de veículos será proibida na estrada e limitada às vias verdes e ciclovias.

Em termos de idades, para conduzir estes veículos será necessário ter um mínimo de oito anos e o transporte de passageiros será proibido, bem como a utilização de auscultadores. Os utilizadores com menos de 12 anos vão ter de utilizar capacete como para andar de bicicleta. As regras também impõem que os veículos estejam equipados com luzes à frente e atrás, dois travões e uma buzina.

Como a França, o Peru decidiu recentemente banir dos passeios as trotinetas elétricas e numerosas cidades regulamentaram a utilização destes veículos, apresentados pelos apoiantes como um meio de transporte ecológico mas que causam cada vez mais acidentes.

Pelo menos 1.500 pessoas receberam tratamentos na sequência de acidentes com trotinetas elétricas nos Estados Unidos desde o final de 2017, anunciou em fevereiro uma organização de defesa do consumidor. Barcelona, esmagada pelo turismo de massas, baniu totalmente o aluguer de trotinetas em auto serviço.

// Lusa



Amesterdão vai proibir veículos a gasolina e diesel a partir de 2030

Carros e motas movidos a gasolina e diesel vão ser proibidos em Amesterdão a partir de 2030, comunicou o conselho municipal da capital holandesa esta quinta-feira. Segundo as autoridades locais, trata-se de um esforço para despoluir o ar da cidade.

“A poluição costuma ser um assassino silencioso e é um dos maiores riscos à saúde em Amesterdão”, disse a conselheira de trânsito da cidade, Sharon Dijksma. Apesar do uso generalizado de bicicletas na Holanda, a nível de poluição do ar fica acima do nível permitido pelas normas europeias em muitas áreas do país, principalmente devido ao tráfego pesado em Amesterdão e na cidade portuária de Roterdão.

O Ministério da Saúde da Holanda alertou que os níveis atuais de dióxido de nitrogénio e de material particulado podem levar a doenças respiratórias e que a exposição crónica pode reduzir a esperança de vida em mais de um ano.

O governo da cidade de Amesterdão comunicou que pretende substituir todos os motores a gasolina e diesel por alternativas livres de emissões, como carros elétricos e a hidrogénio, até ao final da próxima década.

A medida começará a ser implementada em 2020, com o banimento de carros a diesel produzidos antes de 2005. A proibição será gradualmente expandida. O governo local afirmou que pretende oferecer subsídios e permissões de estacionamento para estimular os cidadãos a trocarem os seus carros por veículos mais limpos.

A associação da indústria automóvel holandesa criticou os planos e afirmou que as pessoas pobres, “que não têm dinheiro para um carro elétrico”, serão excluídas da cidade.

Amesterdão segue uma tendência internacional. Madrid já anunciou que vai restringir o acesso à cidade de veículos a diesel e gasolina fabricados antes de 2000. Roma pretende fechar o centro da cidade para veículos a diesel a partir de 2024.

ZAP // DW

Estádios de futebol da Europa atraem turistas brasileiros (e o mais bonito é em Portugal)

arminrodler / Flickr

Estádio da Luz, casa do S.L.Benfica

Com opções de arte, cultura e compras, Europa tem estado a consolidar-se como destino turístico favorito dos brasileiros. E os estádios de futebol entram cada vez mais nos roteiros dos viajantes.

Viajar para o estrangeiro é um dos principais sonhos de consumo dos brasileiros. É o que revelou uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), realizada em parceria com o portal Meu Bolso Feliz, que trabalha com educação financeira.

De acordo com o estudo, essa é uma prioridade para 15% das pessoas. Por comparação, 12% pretendem viajar pelo Brasil e outros 9%, comprar um carro.

Apesar de os Estados Unidos serem conhecidos como o país que mais atrai turistas brasileiros, principalmente a região da Flórida, a Europa tem se consolidado um dos principais destinos de quem faz viagens internacionais.

Em Portugal, por exemplo, o número de visitantes provenientes do Brasil foi de 870 mil ao longo de 2017, representando um aumento de 39% em relação ao ano anterior.

De acordo com quem trabalha na área de turismo, esse aumento no interesse pelo Velho Mundo tem uma série de razões. Entre elas estão o aumento na quantidade de voos, bem como um maior conhecimento das atrações da região, que, por sua vez, agradam a todos os públicos.

Europa atrai todo o tipo de turistas

Museu do Louvre, Coliseu e Templo da Sagrada Família. Essas atrações, localizadas, respectivamente, em Paris, Roma e Barcelona, estão entre os locais turísticos mais visitados do mundo.

Apesar de haver muitas outras atrações na Europa, estes três focos de atenção pontos mostram algo importante: o ponto forte do turismo pelo Velho Mundo é a cultura. Assim, quem se interessa por cultura tende a preferir a Europa como destino de férias.

Ainda assim, é interessante notar que a Europa é muito mais do que cultura. Por exemplo, cidades como Berlim, Barcelona, Ibiza e Mykonos destacam-se pela vida noturna agitada, que tende a atrair jovens.

Além disso, países como Itália e França atraem habitualmente os entusiastas do turismo gastronómico e enológico. Já os amantes dos desportos de inverno podem aventurar-se nos Alpes Suíços, bem como nas montanhas do norte de Itália.

Apesar de estes serem os roteiros mais tradicionais de quem opta por passar as férias no Velho Mundo, há, ainda, outro grupo de pontos turísticos que tem se popularizado: os estádios de futebol.

Estádios de futebol também são atração

Ano após ano, entusiastas do mundo todo acompanham campeonatos como a Champions League, a Bundesliga (campeonato alemão) e La Liga (campeonato espanhol).

O motivo por trás dessa atenção é o facto de, apesar dos escândalos no futebol europeu, as aquisições de jogadores de topo e a excelência técnica têm feito com que o desporto no velho continente continue a consolidar-se como o melhor do mundo.

Como o futebol é uma paixão nacional no Brasil, não há nada mais natural que o interesse dos turistas do nosso país pelos estádios europeus. Para os clubes desse continente, isso é extremamente interessante, já que as entradas pagas pelos visitantes são uma fonte de renda importante.

Entre todos os estádios abertos aos turistas, um das mais populares é o Camp Nou, casa do Barcelona. Com capacidade para 100 mil espectadores, tem uma estrutura majestosa, que inclui até um museu sobre a história da equipa.

Apesar de afastado do centro da cidade, o acesso é fácil: basta tomar o metro. Muito por causa da enorme imagem do Barcelona a nível mundial, o estádio tornou-se um dos mais importantes pontos turísticos da cidade. Só em 2010, mais de 1,3 milhão de pessoas o visitaram além dos dias de jogos da equipe catalã.

Outro estádio que é considerado lendário pelos fanáticos por futebol é o Stade de France. Localizado em Saint Denis, ao norte de Paris, foi o local que acolheu a lendária partida entre as seleções da França e do Brasil, onde Zinedine Zidane se destacou e ajudou os europeus a conquistarem o título do Mundial de 98.

Do outro lado do Canal da Mancha, há uma arena que atrai também visitantes do mundo todo: o Estádio de Wembley, localizado em Londres.  Além de ter um design interior bastante particular (o vermelho é a cor que domina a decoração), é a sede de uma série de partidas importantes, como a final da Liga Inglesa e da FA Cup.

lloydi / Flickr

Estádio de Wembley, Londres: palco para todo o tipo de espectáculos

Além disso, foi a casa de alguns dos embates das Olimpíadas de Londres (2012) e de duas decisões da Champions League (de 2011 e 2013). Considerado um dos templos desportivos mais famosos do mundo e exemplo de excelência da arquitetura contemporânea, o estádio também é cenário de todo o tipo de espectáculos.

Por mais que a paixão pelo futebol seja o principal fator que faz com que turistas optem por visitar estádios durante suas férias, também há estádios que são conhecidos por serem obras de arte da arquitetura.

É o caso, por exemplo, da Allianz Arena, localizada em Munique. Casa do Bayern de Munique e do Munique 1860, chama a atenção por ter um exterior diferenciado, totalmente branco e com a superfície texturizada. Nos dias de jogo, a estrutura ganha um toque especial e é iluminada com as cores da equipa que joga em casa.

Mas o estádio mais bonito da Europa, segundo uma eleição promovida pelo jornal francês L’Équipe é o Estádio da Luz, o time português Benfica, que conquistou 48% dos votos, contra 17% do Parque dos Príncipes e 9% do Estádio de França.

A “catedral” como é chamado pelos torcedores, é um dos principais pontos turísticos da capital Lisboa e o passeio para conhecê-la é muito procurado por torcedores do time e por turistas de todo mundo. Com capacidade para 65.000 pessoas, é o 21º maior estádio da Europa em termos de capacidade.

Guia de Viagens //



Primeiro hotel em Cabo Verde contra o plástico já eliminou frasquinhos e palhinhas

Salinas de Pedra Lume, Cabo Verde

Os frascos de champô e as palhinhas de plástico já foram eliminados e a seguir serão os pacotes individuais de manteiga e ketchup a desaparecer do hotel Trópico, o primeiro em Cabo Verde a promover a redução do plástico.

A medida faz parte de uma cruzada pelo ambiente assumida pelo grupo Pestana, que detém perto de 100 unidades hoteleiras em 15 países, e que chega agora a Cabo Verde, onde possui um hotel na cidade da Praia. Nesta unidade hoteleira já não existem as doses únicas de champô e de gel de banho, tendo sido colocados dispensadores.

A medida, aparentemente insignificante, representa a eliminação de oito milhões de frascos de plástico por ano em todos os estabelecimentos do grupo, disse à agência Lusa o diretor do Pestana Trópico, Vítor Santos.

“Estamos sensibilizados com o tema do ambiente”, disse, recordando que este hotel já tem 40% de energia solar. “Tivemos esta iniciativa de nos envolvermos com os guerreiros do ambiente e, sobretudo, pretendemos que sejam os nossos fornecedores de produtos a darem-nos soluções para um tema que é urgente”, comentou.

É precisamente na compra dos produtos que as dificuldades são maiores, referiu, afirmando que “o plástico impõe-se pelo preço“. “É fácil comprar de uma forma muito barata o plástico. O verde é um tema ainda caro. O consumidor final não está disposto a pagar, muitas vezes”, sublinhou.

Vitor Santos garante que o grupo Pestana “está a dar um passo e a dizer não”. “Queremos o verde e os nossos clientes serão embaixadores das nossas políticas a favor do ambiente. Este é um tema urgente, é agora que temos de fazer alguma coisa pelas gerações vindouras”, defendeu.

Os dispensadores de champô e gel de banho foram os primeiros a serem eliminados deste hotel. Seguiram-se as palhinhas, sendo agora possível beber apenas com tubos de papel, que são muito mais caras. “A mesma quantidade de palhinhas fica sete euros mais cara se for de papel do que se for de plástico”, exemplificou.

“O que estamos a fazer é, de certa forma, a dar um passo em frente e a dizer que não queremos plástico e que pagamos mais, se for preciso, para ter uma redução do impacto ambiental”, assegurou Vitor Santos.

O grupo Pestana tem apenas um hotel em Cabo Verde, com 93 quartos, mas existem dezenas de unidades hoteleiras nas ilhas cabo-verdianas, com milhares de quartos.

A redução do plástico terá, por isso, um impacto enorme se a medida for seguida por outros hotéis, afiançou. “O cliente tem de ser envolvido, ele tem de sentir que o hotel é persistente neste tema”, declarou. “Os clientes acabam por escolher um hotel verde”.

Para assinalar o compromisso do Pestana Trópico com o programa de redução do plástico, realiza-se hoje neste hotel um evento — o PLASTx Talks — em que participam vários “embaixadores na defesa do ambiente”.

// Lusa

Nova Iorque vai ter rua chamada “Rua Sésamo”

Nova Iorque comemorou na quarta-feira o 50.º aniversário da série de televisão infantil “Rua Sésamo”, dando-lhe o nome de uma rua, numa cerimónia que contou com a presença de autoridades locais, fãs do programa e dos protagonistas peludos.

A nova rua, que agora se chama “Sesame Street” rua Gergelim, fica no mesmo local onde estão os escritórios da empresa de produção Sesame Workshop.

“Cada pessoa que passar agora vai lembrar-se das lições intemporais que aprendeu com a Rua Sésamo: respeito, igualdade de oportunidades e felicidade”, disse o CEO da Sesame Workshop, Jeffrey Dunn, na presença das personagens Bert, Ernie e do Monstro das Bolachas.

Já o perfeito da cidade de Nova Iorque, Bill de Blasio, destacou a forma como este programa “mudou o país” e ensinou as crianças a praticarem “ativismo social da maneira mais bonita”.

“O programa fez uma escolha de mostrar às pessoas que formam a sociedade, rostos negros ou escuros, jovens e velhos, homens e mulheres, que todos são iguais”, disse o prefeito, que a título pessoal lembrou como os seus filhos “viram o seu próprio bairro na Rua Sésamo”.

Além de proclamar a rua com o nome da série, De Blasio declarou que o dia 1 de maio passará a ser o Dia da Rua Sésamo, na cidade.

Rua Sésamo é a versão portuguesa do programa infantil norte-americano Sesame Street. Foi exibida pelos canais RTP1 e RTP2 entre os dias 6 de novembro de 1989 a 27 de maio de 1996. No total foram 440 episódios transmitidos, cada um durando 30 minutos.

O programa usava uma mistura de fantoches, animação e ação, ensinando às crianças pequenas lições de leitura e aritmética básicas, cores, letras, números ou os dias da semana. Também ensinavam noções básicas da vida pessoal e social, como por exemplo atravessar uma rua com segurança e a importância da higiene pessoal.

Para além dos atrativos infantis ao largo do programa foram inseridos elementos de humor maduro, como incentivo aos adultos a assistir ao programa com as crianças.

ZAP // Lusa



DESTINOS EM DESTAQUE