Quarta-feira, Abril 30, 2025
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Paris vai ter uma rua chamada “David Bowie”

O músico David Bowie vai dar nome a uma rua da capital francesa, anunciou o presidente da câmara de Paris, Jerome Coumet.

Paris vai ter uma rua com o nome de um dos mais famosos músicos do século XX, David Bowie. De acordo com o anúncio do presidente da câmara da cidade francesa, Jerome Coumet, o 13º arrondissement, perto da estação de Austerlitz, na zona sul da capital francesa, vai ter a Rua David Bowie.

No anúncio, Coumet explicou que o músico tinha “uma ligação forte com a cidade das luzes”, acrescentando que o nome da rua ainda terá de ser aprovado pela câmara, em fevereiro, adianta a Sábado.

Austerlitz é um dos seis grandes terminais ferroviários de Paris, localizado no 13.º bairro, na margem esquerda do rio Sena.

Na passada semana foi revelado que David Bowie foi adicionado ao The Oxford Dictionary of National Biography, um livro que compila as histórias de vida das pessoas mais influentes da história britânica.

O artista faleceu em 2016, pouco depois de ter completado 69 anos.

ZAP //



Porto eleito uma das melhores cidades pequenas do mundo pela Monocle

O Porto foi considerada a nona melhor cidade pequena do mundo para se viver pela revista Monocle. O centro histórico, a gastronomia e as praias foram características destacadas.

A revista Monocle elegeu o Porto como uma das melhores cidades pequenas do mundo para se viver. A cidade portuguesa ficou no nono lugar de uma lista de 20 cidades, que ainda conta com algumas menções honrosas.

“A transformação do Porto de uma cidade sonolenta para uma alternativa radical a Lisboa continua a toda a velocidade”, começa por escrever a revista. A Monocle considera que o restauro do centro histórico, o gasto em infraestruturas e a abertura ao investimento estrangeiro proporcionou um maior destaque à cidade. Contudo, realça que ficaria a ganhar se apostasse mais em melhorar o coração da cidade: o centro histórico.

“É um caldeirão criativo, com a proximidade de bons fabricantes de moda e móveis, atraindo uma multidão inteligente de designers. O sol e a culinária líder mundial estão a incentivar os estrangeiros a instalarem-se aqui”, lê-se ainda no artigo.

O Porto é ainda vangloriado pelas suas incríveis praias, apesar da gélida temperatura da água. As ligações por avião e comboio são também referidas, que concedem à cidade uma maior acessibilidade.

O primeiro lugar da lista é ocupado por Lausana, na Suíça, que é considerada uma cidade “pequena o suficiente para nos parecer familiar e grande o suficiente para vivermos lá”. O pódio é completado por Boulder, nos Estados Unidos, e Bergen, na Noruega.

Lista completa:

  1. Lausana (Suíça)
  2. Boulder (EUA)
  3. Bergen (Noruega)
  4. Hobart (Austrália)
  5. Chigasaki (Japão)
  6. Bolzano (Itália)
  7. Bordéus (França)
  8. Innsbruck (Áustria)
  9. Porto (Portugal)
  10. Aachen (Alemanha)
  11. Reiquejavique (Islândia)
  12. Savannah (EUA)
  13. Potsdam (Alemanha)
  14. Basileia (Suíça)
  15. Chiang Mai (Tailândia)
  16. Victoria (Canadá)
  17. San Sebastián (Espanha)
  18. Eindhoven (Países Baixos)
  19. Bath (Inglaterra)
  20. Allbord (Dinamarca)

Menções honrosas:

  • Wiesbaden (Alemanha)
  • Trieste (Itália)
  • Haarlem (Países Baixos)
  • Anápolis (EUA)
  • Salzburgo (Áustria)

ZAP //



Museu de cera Madame Tussauds separa Harry e Meghan da restante família real

Neill Hall / EPA

O museu de cera londrino Madame Tussauds, no Reino Unido, anunciou esta quinta-feira que vai separar as figuras do príncipe Harry e da sua esposa, Meghan Markle, das restantes reproduções da família real britânica.

A informação é avançada esta quinta-feira pela agência noticiosa AFP, poucas horas depois de Harry e Meghan terem anunciado que que se vão afastar da linha da frente da família real inglesa, procurado tornarem-se “financeiramente independentes”.

“A partir de hoje [esta quinta-feira], as personagens de Harry e Meghan não aparecerão mais na instalação que reúne a rainha Elizabeth II com os outros membros da família real”, revelou o diretor do museu, Steve Davies, citado em comunicado.

Na mesma nota, o famoso museu de cera esclarece que ambos continuarão a ser “elementos importantes” do Madame Tussauds, acrescentando ainda que o Madame Tussauds acompanhará de perto a evolução deste novo “capítulo do casal”.

Harry e Meghan revelaram esta quarta-feira que se vão afastar da realeza britânica, passando a viver entre o Reino Unido e os Estados Unidos.

“Depois de muitos meses de reflexão, escolhemos fazer uma transição este ano naquele que será o início do nosso novo papel nesta instituição. Queremos deixar de ser altos membros da família real e trabalhar para sermos financeiramente independentes, enquanto continuamos a apoiar totalmente Sua Majestade,”, escreveram no Instagram.

O famoso museu de cera, recorde-se, reúne em exposição cerca de 250 reproduções em larga escala de várias personalidades de todo mundo.

ZAP //



Toyota vai construir a “cidade do futuro” na base do Monte Fuji

Toyota

A Toyota divulgou os seus planos para a construção de uma “cidade do futuro” no Japão onde vão viver cerca de duas mil pessoas. O objetivo da construtora automóvel é testar tecnologias ligadas à condução autónoma, entre outras.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, o anúncio foi feito pela empresa japonesa em Las Vegas durante a conferência CES e foi estendido o convite a vários parceiros que se queiram juntar.

A marca tem intenção de começar a construi-la já no próximo ano, numa antiga fábrica que ocupa mais de 70 hectares junto ao Monte Fuji, no Japão. Para o arquiteto responsável, esta será uma cidade “interligada, autónoma, livre de emissões e onde as soluções de mobilidade partilhada vão originar um mundo de oportunidades para novas formas de vida urbana”.

O desenho e planeamento foram deixados ao cargo de Bjarke Ingels, o arquiteto dinamarquês cuja firma foi responsável pelas duas torres do World Trade Center e pelas sedes da Google em Londres e Nova Iorque.

A cidade, chamada Woven City, em referência ao passado da empresa na indústria têxtil, será totalmente sustentável cujas necessidades energéticas serão satisfeitas através do hidrogénio e onde os carros e edifícios eliminarão as emissões de CO2.

A cidade será um centro de investigação vivo em que carros autónomos, robôs e inteligência artificial farão parte da rotina. As ruas terão vias diferentes para os veículos autónomos, para os peões e para as scooters e bicicletas.

De acordo com o Engadget, as casas serão feitas a partir de materiais sustentáveis e terão robôs capazes de ajudar nas tarefas do dia-a-dia, mas também sensores munidos de inteligência artificial que avaliam a saúde dos moradores. Além disso, as casas terão inteligência artificial capaz de encomendar de forma autónoma o que falta no frigorífico e pôr o lixo lá fora.

No projeto está destinada a construção de habitação para cerca de duas mil pessoas — empregados da Toyota nos campus de investigação que irão estar rodeados pelas suas invenções e avanços tecnológicos

“Sabem que se construirmos [a cidade] as pessoas virão. Acredito que depende de nós, especificamente empresas como a Toyota, fazer o nosso papel para ajudar o mundo a tornar-se num local melhor. Woven City será um pequeno mas significante passo para o cumprimento dessa promessa”, disse o diretor da Toyota.

ZAP //



Passaporte português é o sétimo mais poderoso do mundo. Japonês lidera o ranking

Portugal ocupa a sétima posição no Henley Passport Index, a tabela que posiciona os passaportes mais poderosos do mundo, de acordo com o número de destinos a que dão acesso sem necessidade de visto prévio. Japão encabeça o índice, sendo o terceiro ano em que o país renova a liderança.

Segundo noticiou o Expresso, a Ásia domina o pódio do índice – que se baseia em dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) -, com a Singapura em segundo lugar, seguida da Coreia do Sul, que empata com a Alemanha. O passaporte japonês abre portas a 191 destinos, o de Singapura a 190 e os da Coreia do Sul e da Alemanha a 189.

Portugal aparece em sétimo, com a Suíça, a Holanda, a Irlanda e a Áustria, cujos passaportes a permitirem a entrada em 185 países. A Finlândia está em quarto (acesso a 188 destinos), a Espanha, o Luxemburgo e a Dinamarca em quinto (187) e a Suécia e a França em sexto (186). Os EUA, o Reino Unido, a Noruega, a Grécia e a Bélgica em oitavo.

Os Emirados Árabes Unidos destacam-se pela subida de 47 posições na última década, ocupando agora a 18.ª posição. O Afeganistão permanece no último lugar, dando acesso a apenas 26 destinos no mundo.

Em comunicado, Christian H. Kaelin, presidente da Henley & Partners, frisou a crescente disparidade no que toca à liberdade de viajar: “A análise dos nossos dados históricos revela que a extraordinária diferença de mobilidade global é a mais acentuada desde o início do índice em 2006”.

ZAP //



China inaugura primeiro comboio de alta velocidade totalmente autónomo

Hostelworld.com

A China inaugurou esta quarta-feira o primeiro comboio de alta velocidade do mundo controlado remotamente, sem maquinistas, entre Pequim e o local onde vão realizar-se os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, noticiou a imprensa oficial.

Os comboios, que percorrem os 174 quilómetros da ligação ferroviária entre Pequim e Zhangjiakou, na província de Hebei, são conduzidos a partir de um centro de controlo remoto. Arranque, paragens e ajustamentos aos diferentes limites de velocidade entre estações são automáticos nestas composições, que se deslocam a uma velocidade máxima de 350 quilómetros por hora.

As carruagens são equipadas com acesso a rede de telecomunicações de quinta geração (5G), iluminação inteligente e 2.718 sensores para recolha de dados em tempo real e deteção de anomalias operacionais. Nas estações, robôs e tecnologia de reconhecimento facial ajudam os passageiros com direções, transporte de malas e a embarcar.

Em 2019, a malha ferroviária de alta velocidade da China ultrapassou os 25 mil quilómetros, ou mais do que todos os outros países do mundo combinados.

A primeira linha chinesa de alta velocidade, de 117 quilómetros entre Pequim e Tianjin, começou a funcionar em 2008, quando a capital chinesa organizou os Jogos Olímpicos, 28 anos depois do nascimento do TGV francês.

Quando, em 1964, o Japão lançou o seu “comboio-bala”, a China era um país pobre e isolado, mergulhado em constantes “campanhas políticas” e empenhada em “aprofundar a luta de classes”.

// Lusa



Catedral de Notre Dame em risco de colapsar

Christophe Petit Tesson / EPA

A Catedral de Notre Dame, em Paris, que há oito meses sofreu um incêndio de grandes dimensões, corre o risco de colapsar, alertaram os responsáveis pela reconsideração do edifício histórico do século XII.

“A catedral ainda está em risco”, disse este domingo Jean-Louis Georgelin, que supervisiona os trabalhos de reconstrução, em declarações à emissora francesa CNews.

Segundo o responsável, o teto da catedral pode abater quando forem retirados os andaimes colocados antes do incêndio que consumiu o monumento a 15 de abril.

“Há ainda uma etapa extremamente importante que passa por remover os andaimes construídos em torno do pináculo”, afirmou. O pináculo da catedral, recorde-se, desabou durante o incêndio. Tinha 90 metros de altura e pesava 750 toneladas.

No fim de dezembro, o reitor da Catedral de Notre Dame, dava já conta que os trabalhos de reconstrução não seriam fáceis. O monsenhor Patrick Chauvet estimou que há “50% de probabilidade” de que a estrutura não se salve completamente, uma vez que os andaimes instalados antes do incêndio estão a ameaçar as abóbodas do monumento.

O religioso disse que “o edifício ainda é muito frágil”. As obras da catedral parisiense de 850 anos tentam aliviar os danos causados pelas chamas na estrutura do telhado e na agulha central e levam em conta que as abóbodas são cruciais para manter a enorme estrutura de pedra em pé.

Cerca de 50 mil tubos formaram andaimes que atravessavam a parte de trás do edifício quando o desastre ocorreu e alguns ficaram danificados. Portanto, remover estas peças sem afetar o restante da estrutura é uma das tarefas mais complexas.

“Precisamos remover completamente os andaimes para que o prédio fique seguro.

Provavelmente, em 2021, iniciaremos a restauração da catedral” para “avaliar a condição” da propriedade e decidir “a quantidade de pedras que serão removidas e substituídas”, detalhou Chauvet, em declarações à Associated Press.

O incêndio de abril destruiu todo o telhado da catedral francesa e o enorme pináculo que marcava um dos pontos mais icónicos da paisagem de Paris. Ainda assim, os bombeiros, que demoraram 15 horas a controlar as chamas, conseguiram salvar os principais campanários e muros externos do desmoronamento antes de extinguir o incêndio.

Algumas das principais relíquias do património da catedral, como a Coroa de Espinhos, que terá sido usada por Jesus Cristo na crucificação, foram retiradas a tempo pelo bombeiros. A investigação levada a cabo sobre a origem do incêndio aponta para acidente relacionado com obras que decorriam numa das alas do monumento.

A tragédia de Notre-Dame gerou mensagens de pesar e de solidariedade de chefes de Estado e de Governo de vários países, incluindo Portugal, bem como do Vaticano e da ONU.

O Presidente francês prometeu que a catedral será reconstruida, no prazo de cinco anos.

ZAP //



Em Houston, a poluição vê-se a olho nu (e o ar cheira a químicos)

No bairro de Manchester, em Houston, os moradores culpam as refinarias pela poluição. Apesar de não haver evidências científicas concretas, um estudo mostrou que crianças que vivem na zona são mais suscetíveis a ter leucemia.

Alguns residentes do bairro de Manchester, do lado Este de Houston, nos Estados Unidos, dizem que o ar cheira a químicos, mas que o cheiro desaparece assim que se distanciam alguns quilómetros. De acordo com os habitantes, a poluição está a prejudicar a saúde de todos os que lá vivem.

Uma porta-voz da Valero Energy Corp, uma das refinarias existentes na área, afirma que a empresa tem trabalhado para reduzir a poluição desde que esta foi comprada, em 1997. A verdade é que, desde que foi adquirida, os níveis caíram cerca de 63%.

“Há a narrativa de que a qualidade do ar está a ficar pior, mas isso não é o que os dados sobre as emissões mostram”, afirmou Lillian Riojas, citada pelo Público.

A Comissão do Texas para a Qualidade Ambiental atribuiu à refinaria Valero o nível máximo no que toca ao cumprimento das leis, enquanto que as outras refinarias das redondezas e instalações químicas conseguiram apenas uma pontuação satisfatória.

Das restantes instalações que envolvem Manchester, a segunda melhor pontuação é atribuída à Goodyear Tire e Rubber Co. A LyondellBasell Industries, TPC Group e Flint Hills Resources, que operam na mesma área, não responderam às questões da Reuters sobre a poluição na zona de Manchester.

Uma das maiores queixas dos moradores é o facto de a poluição estar a prejudicar a sua saúde. Um estudo da Universidade do Texas, datado de 2007, mostra que, numa amostra de mil crianças, aquelas que viviam a três quilómetros do Houston Ship Channel tinham um risco 56% maior de contrair leucemia do que as crianças que vivem a 16 quilómetros do canal.

Os investigadores acreditam que existe uma ligação entre a leucemia em crianças e a poluição do ar, apesar de o estudo não ter conseguido provar quais os poluentes que causam a doença.

ZAP //



É oficial. Em 2020, a Holanda deixa de se chamar Holanda

Esta quarta-feira, 1 de janeiro, a Holanda abandonou oficialmente o nome a que esteve associada durante 25 anos, passando a ser designada como Países Baixos. A mudança, que custará cerca de 200 mil euros ao Executivo, visa renovar a estratégia turística ao país.

A partir de agora, empresas, embaixadas, ministérios, municípios e universidades serão obrigadas a referir-se ao Estado das tulipas e dos moinhos de vento como Países Baixos, escreve a Rádio Renascença, citando a agência noticiosa EFE.

Em outubro do ano passado, o Governo holandês tinha já avançado que pretendia mudar a sua estratégia de marketing, reposicionando-se no mercado de uma nova forma, sem ser apenas associado à cultura do uso de drogas e do “Red Light District” em Amesterdão.

“Queremos apresentar a Holanda como um país aberto, criativo e inclusivo. Modernizamos a nossa abordagem”, disse na época uma porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Holanda, citada pelo jornal britânico The Guardian.

A Holanda, recorde-se, representa apenas duas das 12 províncias dos Países Baixos, Holanda do Norte e Holanda do Sul. O topónimo poderia vir das palavras “holt lant” dos antigos holandeses, com as quais descreveram uma área perto de Dordrecht e que é traduzida como “terra arborizada”.

“É um pouco estranho que se promova apenas uma pequena parte dos Países Baixos no estrangeiro, isto é, só a Holanda”, disse um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, citado pela agência espanhola EFE.

O logótipo internacional do país foi também alterado, tal como tinha já sido anunciado em outubro. A partir de agora, terá as iniciais NL (Nederlands), que juntas formam uma tulipa. A tradicional cor laranja mantém-se.

Prevê-se que 42 milhões de pessoas visitem o país anualmente até 2030, contra 18 milhões em 2018. As atrações conhecidas de Amesterdão são um importante fator de atração, levando a reclamações de superlotação na capital holandesa.

ZAP //



Roma remove vendedores ambulantes de souvenirs dos pontos turísticos

jonaswitt / Flickr

Praça de Espanha, em Roma

As bancas de souvenirs ambulantes vão ser removidas dos principais pontos turísticas de Roma, em Itália, para melhorar a “imagem e segurança” da cidade.

A responsável da capital de Itália, Virginia Raggi, disse, de acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, que os stands, que vendem objetos como camisolas, canecas, miniaturas do coliseu e de figuras como o Papa Francisco ou Donald Trump, são uma espécie de objetos estranhos na paisagem cultural da cidade.

Há 17 bancas que serão removidos de locais como a Fonte de Trevi, as Escadarias da Praça de Espanha, o Panteão e a Praça Navona. No entanto, oito deles ainda poderão ter o negócio aberto em ruas longe dos monumentos.

Raggi, que já havia prometido banir os stands, disse que a medida visa proteger o património de Roma e garantir a segurança nos locais mais visitados, porque entende que os stands estavam a manchar a imagem da cidade, segundo uma nota da autarquia. Raggi também proibiu no verão o comércio ilegal de rua, que ainda assim continua a funcionar em muitos locais.

O foco nos vendedores ambulantes, bancas e carrinhas já tinha sido anunciado como fazendo parte do “combate” a este tipo de comércio em áreas de Roma de “particular valor arqueológico ou artístico”, segundo o jornal italiano Cinque Quotidiano.

De acordo com  jornal britânico The Guardian, quem se veste de centurião romano para ganhar dinheiro a tirar fotografias também está proibido na cidade.

Apesar de a legislação dever ter entrado em vigor a 1 de janeiro, esta quinta-feira, ainda estavam em funcionamento dois stands em frente à Fonte de Trevi.

Itália tem introduzido medidas para tentar controlar o sobreturismo e proteger o seu património. Em Veneza, que tem 50 mil habitantes e recebe 30 milhões de turistas por ano, a partir do próximo ano, vai ser cobrado bilhete de entrada e usar torniquetes. Recentemente, também se propôs erguer barreiras para proteger a Fontana di Trevi.

Também haverá multas para quem desrespeite as regras de comportamento cívico, sendo proibido em Roma sentar ou comer em monumentos, nomeadamente as escadas da praça de Espanha.

Recentemente, dois turistas foram apanhados a fazer café junto à ponte de Rialto e multado em 950 euros. Em agosto, um casal francês foi detido ao transportar 40 quilos da famosa areia da ilha da Sardenha, em Itália, e agora pode enfrentar até seis anos de prisão, caso a justiça italiana os considere culpados.

ZAP //



 

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