Segunda-feira, Abril 28, 2025
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Já se pode visitar a sala de controlo de Chernobyl (mas só durante cinco minutos)

A Ucrânia vai permitir que os turistas visitem a sala de controlo do infame reator quatro, onde foram tomadas decisões que, em 1986, contribuíram para o pior acidente nuclear da História.

Depois do acidente nuclear de Chernobyl, a 26 de abril de 1986, as autoridades locais isolaram as áreas mais contaminadas em torno da central ucraniana. Esta área restrita, conhecida como Zona de Exclusão de Chernobyl, estende-se atualmente por 2589 quilómetros quadrados.

Para além de ser ilegal morar nesta zona (embora algumas famílias tenham desafiado a legislação), não pode ser visitada por menores de 18 anos. Durante décadas, os turistas mais curiosos só tiveram permissão para ver recreios abandonados de escolas, parques de diversões e salas de aula fora da central nuclear.

O infame reator quatro, onde ocorreu a explosão em 1986, esteve fechado para todas as pessoas, com exceção de investigadores, técnicos de limpeza e alguns jornalistas. Mas agora, avança o Business Insider, isso está prestes a mudar.

Em declarações à CNN, as empresas de turismo locais afirmaram recentemente que a Ucrânia vai permitir que os turistas visitem a sala de controlo do reator, onde foram tomadas decisões que contribuíram para o desastre.

Nessa sala, acredita-se que o vice-engenheiro-chefe da central tenha instruído os seus funcionários a continuar com o teste de segurança, apesar de uma queda significativa de energia que o tornava perigoso.

Atualmente, os níveis de radiação desta sala podem ser 40 mil vezes mais altos do que o normal, informa a agência de notícias Ruptly. Por isso, para assegurar a segurança dos visitantes, qualquer pessoa terá de vestir uma fato de proteção e usar capacete, máscara e botas industriais. Além disso, os visitantes também serão rastreados duas vezes depois da tour, que dura apenas cinco minutos para limitar a exposição à radiação.

A sala de controlo foi um dos cenários em destaque na série da HBO Chernobyl, que ganhou dez Emmys no final do mês de setembro. Desde que a série saiu em maio que as empresas de turismo têm recebido um boom de turistas na região.

Só este ano, cerca de 85 mil pessoas visitaram a chamada Zona de Exclusão. As tours diárias custam cerca de 90 euros por pessoa. Em julho, a Ucrânia declarou a região de Chernobyl como uma atração turística oficial, de forma a conseguir regular esta elevada procura. O Governo também planeia investir em novos percursos e postos de controlo para melhorar a experiência dos visitantes.

ZAP //



Mona Lisa está de volta a “casa” (e protegida com vidro à prova de bala)

Werner Willmann / Wikimedia

A Mona Lisa tem um novo vidro a protegê-la. O Museu do Louvre instalou um vidro mais transparente e à prova de bala para guardar a obra de Leonardo da Vinci, que está atrás de um vidro desde o início dos anos 50.

A medida de segurança foi adotada depois de a obra ter sido danificada por um visitante que despejou ácido sobre ela. Desde então já houve outras tentativas de vandalizar um dos quadros mais famosos do mundo, mas foram todas frustradas.

O curador de arte italiana do século XVI no museu disse à Reuters Television que a tecnologia do vidro melhorou muito nos últimos anos e o novo vidro, além de proteger a obra, permite a melhor experiência de visualização possível.

A Mona Lisa regressou esta segunda-feira ao seu espaço habitual no Louvre, após obras na sala em que o quadro é exposto com o objetivo de conseguir receber de modo mais eficiente o grande fluxo de visitantes do museu. Após dois meses de obras, a célebre pintura de Leonardo da Vinci foi transferida da Galeria Medicis para a Sala dos Estados, diante do maior quadro do museu, “O Casamento em Caná”, de Paolo Veronese.

“Aproveitámos esta oportunidade para mudar o vidro de proteção que não era mudado há 15 anos. De facto, a tecnologia melhorou significativamente. Hoje a “Mona Lisa” beneficia de um vidro extremamente transparente que dá a impressão que estamos muito próximos da obra”, disse o curador e historiador de arte, Vincent Delieuvin, à Euronews.

O museu implementou ainda um sistema de de duas filas de forma a permitir a todos os visitantes aproximarem-se da obra de arte. Em média, cerca de 30 mil pessoas visitam diariamente o museu para verem a “Mona Lisa”. Cada pessoa passa 50 segundos a contemplar a obra.

A Sala dos Estados não passava por obras há 15 anos. As obras melhoraram a iluminação e alteraram o circuito de circulação dos visitantes, entre outras modificações.

A Mona Lisa é o símbolo do maior museu do mundo e alguns diretores do centro cultural chegam a lamentar que certos turistas se interessem apenas por esta obra durante suas visitas. No ano passado, 10,2 milhões de pessoas visitaram o Louvre. No dia 24 de outubro o Louvre vai inaugurar uma grande exposição sobre Leonardo da Vinci, mas a Mona Lisa não será deslocada para a ocasião.

ZAP //



Portugal sobe 15 lugares e é eleito o terceiro melhor destino no mundo

Garaigoikoa / Flickr

Praia da Ponta da Piedade

Em apenas um ano, Portugal subiu 15 lugares no ranking de melhores destinos turísticos do mundo decidido pelos leitores da Condé Nast Traveler, uma revista norte-americana especializada em viagens. O país passou do 18.º lugar em 2018, para o terceiro lugar este ano.

Em primeiro lugar deste top 20 ficou a Indonésia, seguida pela Tailândia e Portugal. No ranking só constam outros dois destinos europeus: a Grécia, em sétimo lugar, e Itália, em nono.

Há, por isso, de acordo com o Observador, grandes mudanças face ao ranking do ano anterior. Em 2018, Itália tinha sido escolhida como o melhor destino mundial, mesmo à frente da Grécia. Portugal apenas surgia em 18.º lugar.

Este ano, o país luso também marca pontos no top global dos spas. O Vila Vita Parc, em Porches, no Algarve, ficou em 3.º lugar, enquanto que o Six Senses Douro Valley, em Lamego, ocupou a 13.ª posição.

As revista divulga as votações dos leitores há cerca de 30 anos. Para a edição de novembro deste ano, que elege os melhores destinos mundiais, votaram cerca de 600 mil leitores registados.

Este ano, Portugal tem recebido vários prémios. Em junho, já tinha recebido 25 prémios dos World Travel Awards, conhecidos como os “Óscares do Turismo”. Entre os principais galardões estiveram: “Melhor Destino Turístico europeu”, “Melhor Destino de ‘City Break’” e “Melhor Porto de Cruzeiros” (Lisboa), “Melhor Destino Insular” (Madeira) e “Melhor Projeto de Desenvolvimento Turístico” (Passadiços do Paiva).

ZAP //



A Barbie também arrenda casa no Airbnb

(dr) Barbie / Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na Califórnia, EUA, pelo menos por uns dias.

É uma Dreamhouse para a qual abrem reservas no dia 23 de outubro às 19h e que estará disponível um fim-de-semana no final do mês.

Agora, com a Barbie a disponibilizar a sua “casa de sonhos em tamanho real”, como se diz no comunicado da iniciativa, grupos de quatro hóspedes poderão conseguir a reserva para “uma estadia única de duas noites” entre 27 e 29 de outubro. O preço é de “60 dólares (sem taxas e custos adicionais)”, cerca de 54 euros, número a condizer com a celebração dos 60 anos da boneca.

A mansão inclui piscina infinita com vista para a costa da Califórnia, cinema privado, espaço de meditação ou uma moderna cozinha “com a despensa cheia”.

Além de se poderem passear por cenários reais desenvolvidos a partir do mundo de fantasia Barbie, os hóspedes terão direito a encontros especiais com mulheres “inspiradoras”. A seleção de estrelas foi feita segundo um mote que as empresas adiantam na apresentação da iniciativa: “dar destaque a vários modelos inspiradores, exibir profissões com baixa representação feminina e certificar-se de que todas as raparigas são ouvidas.”

De acordo com o jornal Público, o fim-de-semana contará com aulas e visitas com várias profissionais, incluindo aulas particulares de esgrima com a olímpica Ibtihaj Muhammad – que inspirou a primeira Barbie com hijab – e um tour aos bastidores do Columbia Memorial Space Center com a pilota e engenheira aeroespacial Jill Meyers.

A experiência inclui ainda um encontro com a cabeleireira Jen Atkin, mudança de visual assinada pelo Mane Addicts Creator Collective, e uma aula interativa de culinária com Gina Clarke-Helm (Malibu Seaside Chef).

“Durante a estadia, a Barbie pretende incentivar os seus hóspedes a explorarem o seu closet e a viajarem ao longo de seis décadas de marcos da moda, que refletem as diferentes profissões que desempenhou”, acrescenta-se.

A marcar a defesa do empoderamento das mulheres, a Airbnb garante que fará uma doação à iniciativa The Barbie Dream Gap Project GoFundMe, que tem “como objectivo ajudar as jovens mulheres a concretizarem os seus sonhos”.

Este é mais um dos alojamentos fora da caixa promovidos pela plataforma, depois de noites no castelo de Downtown Abbey ou no Louvre de Paris.

ZAP //



CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo 86 destinos, conforme se resume em comunicado.

As viagens poderão ser adquiridas “com a antecedência mínima de dez dias” e deverão ser realizadas entre 24 de outubro e 19 de dezembro. A campanha estará disponível até 10 de dezembro.

Para as ligações ferroviárias entre as cidades de Lisboa e Porto, a CP promete “3.500 lugares a partir de cinco euros” (preço para Intercidades 2.ª classe). Já para outros destinos, há mais destaques: ligações entre Lisboa e Évora ou Beja podem ficar por 2,50 euros e três euros, respetivamente; Coimbra ou Covilhã a quatro euros; Braga ou Guimarães a 5,50 euros.

A CP adianta ainda, segundo o Público, que “por semana são colocados à venda mais de 1.200 lugares” no âmbito da campanha – destes, “465 são viagens entre Lisboa e Porto”. Os detalhes da campanha podem ser verificados no site da empresa.

No comunicado, a empresa refere ainda que, graças campanhas similares anteriores, “o aumento da procura dos serviços de longo curso” registou crescimentos da “ordem dos 37%, entre 2013 e 2018”. Em iniciativas anteriores, o site da CP teve problemas devido à elevada adesão por parte dos clientes.

A campanha é lançada quase em simultâneo com o anúncio de uma nova injecção de capital do Estado na CP: mais de 518 milhões de euros destinados a cobrir “resultados transitados negativos”.

ZAP //



6 boas razões para visitar Melbourne

(dr)

Austrália: visitar o continente mais remoto do mundo pode ser complicado para qualquer turista, especialmente se o orçamento for uma questão a ter em conta.

Ainda assim, existem mil e uma razões para explorar um dos países mais interessantes e diversos do mundo, que é uma paragem obrigatória para qualquer amante de viagens que se preze. Afinal, a Austrália não vale a pena apenas pelas suas paisagens deslumbrantes, natureza impecavelmente preservada, e fauna ímpar: também existem grandes cidades na Austrália, e mais cosmopolita e europeia de todas é Melbourne.

Melbourne é a segunda maior cidade da Austrália a seguir a Sydney e um dos principais centros financeiros e económicos não só do continente como de toda a região pacífico-asiática.

Se ainda não tinha ouvido falar deste paraíso urbano situado na costa Sul australiana, esta é a sua oportunidade! Para sua comodidade, decidimos compilar 6 excelentes razões pelas quais acreditamos que qualquer amante de viagens deve visitar Melbourne pelo menos uma vez na vida:

Qualidade de vida? É em Melbourne

Já ouviu falar do Índice de Qualidade de Vida Global? Se estas palavras soam estranhas aos seus ouvidos, não se preocupe; tudo o que precisa de saber é que este índice foi criado pelo The Economist de modo a avaliar, com um periodicidade anual, qual a melhor cidade do mundo para se viver.

O índice tem em conta estabilidade, acesso médico, cultura, ambiente, educação e qualidade de infraestruturas.

Em 2018, Melbourne até pode ter caído para o segundo posto das cidades com melhor qualidade de vida (ficando atrás de Viena), mas durante 6 anos consecutivos a segunda maior cidade da Austrália foi eleita como a melhor cidade do mundo para se viver.

Tendo em conta o número de ofertas culturais, preço de habitação e excelente clima, talvez 2019 marque o regresso do primeiro prémio a Melbourne!

Multi-culturalismo

Mesmo não sendo a capital do país, Melbourne é a cidade mais cosmopolita da Austrália. Isto deve-se em grande parte ao tecido humano multi-cultural que inunda as ruas da cidade com cultura e influências vindas de todos os cantos do mundo.

Em Melbourne vivem pessoas vindas de mais de 200 países diferentes, falam-se cerca de 250 idiomas distintos, e estão representadas mais de 100 religiões e credos distintos. Se você gosta de conhecer novas culturas e aprender mais sobre outros lugares do mundo, Melbourne vai fazê-lo sentir-se em casa.

Encontra-se na cidade, para além disso, a maior comunidade de cidadãos gregos do mundo de entre todas aquelas situadas fora da Grécia.

Vida nocturna

Uma metrópole cheia de vida e com muita diversidade de oferta, Melbourne não podia deixar de ser um grande destino para todos aqueles que gostam de ficar acordados até às tantas da manhã num país estrangeiro.

Os ‘rooftops’ são altamente populares na segunda maior cidade da Austrália, e ajudam a compor muito do charme que caracteriza Melbourne à noite; nesta autêntica cidade que não dorme você poderá ainda ter acesso a alguns dos melhores casinos do mundo, e em especial ao conceituado Crown Casino, que disponibiliza jogos de poker e diversão garantida a qualquer altura do dia e da noite.

Praias, praias e mais praias

Os portugueses até podem estar habituados a praias de alta qualidade, mas isso não significa que as praias de Melbourne não sejam um destino obrigatório para todos aqueles que visitem a cidade.

O mais surpreendente acerca das praias de Melbourne é que elas ficam mesmo às portas da cidade, podendo ser assim visitadas sem que uma grande porção da sua viagem fique condicionada. Não deixe de sentir a areia australiana nos seus pés se algum dia decidir visitar a cidade.

Eventos e festivais

Se é uma daquelas pessoas que só viaja para participar em eventos culturais de grande escala, fique sabendo que isso não é de todo desculpa para não passar por Melbourne. Para além dos tradicionais – e já históricos – festivais de música rock e alternativa Sugar Mountain e Laneway Festival, a cidade disponibiliza uma oferta cultural muito ecléctica.

Os destaques vão para os festivais internacionais de comédia e de jazz da cidade, cuja reputação é de classe mundial, para o Melbourne Writers Festival, e para o International Film Festival.

Melbourne – cidade da moda

Uma faceta de Melbourne que talvez já fosse conhecida dos nossos leitores, mas que ainda assim é importante destacar.

A segunda maior cidade da Austrália é um dos grandes pólos urbanos de moda do hemisfério Sul, e isso não se deve apenas à presença de importantes festivais de moda e empresários do ramo.

O sentido estético apurado é um dos principais atributos dos habitantes da cidade, que não são tímidos em expor publicamente todo o seu gosto pelas roupas mais excêntricas, originais e até mesmo chocantes que possa imaginar.

Se as férias são para si a melhor altura para usar o fato mais extravagante que tem no seu armário, fique descansado: em Melbourne, irá sentir-se em casa!

AEIOU //



Arábia Saudita. Turistas que não são casados já podem ficar juntos em quartos de hotel

B.alotaby / Wikimedia

Riade, a capital da Arábia SauditaRiade, a capital da Arábia Saudita.

A partir de agora, os casais estrangeiros que não são oficialmente casados podem reservar um quarto juntos em hotéis na Arábia Saudita. Antes desta decisão, era necessário comprovar o casamento para dividir um dormitório.

A Arábia Saudita suspendeu algumas restrições para as mulheres que viajam no reino muçulmano ultraconservador, permitindo-lhes que aluguem um quarto sem a presença de um guardião masculino, adiantou este domingo a autoridade saudita do turismo.

A Comissão Saudita do Turismo e Património Nacional divulgou os novos requisitos através do Twitter, que também permitem aos casais estrangeiros partilhar um quarto de hotel sem uma prova de casamento.

“Todos os cidadãos sauditas são obrigados a mostrar identificação familiar ou comprovante de relacionamento ao fazerem uma reserva em hotéis”, disse a Comissão Saudita de Turismo e Património Nacional em comunicado. “Isso não é necessário para turistas estrangeiros. Todas as mulheres, incluindo sauditas, podem reservar e ficar em hotéis sozinhas, fornecendo identificação no check-in.”

A flexibilização das regras rigorosas ocorre depois de há pouco mais de uma semana Riade ter anunciado que iria passar a emitir vistos para turismo, visando diversificar as suas receitas muito dependentes do petróleo. Até agora, os vistos só eram dados a muçulmanos para peregrinações, a pessoas que pretendessem visitar familiares ou para a realização de negócios.

No lançamento do novo visto, Riade destacou cinco locais no país classificados pela UNESCO como património mundial, assim como o Mar Vermelho, o deserto e as montanhas.

Para atrair visitantes estrangeiros, o reino também flexibiliza os rígidos códigos de vestuário para as turistas, exigindo que ombros e joelhos estejam cobertos, mas não a utilização da abaya (vestido comprido que cobre todo o corpo), de acordo com a informação divulgada no site sobre os vistos.

ZAP // Lusa



Passaporte português é um dos mais poderosos do mundo

O passaporte português é considerado como o quinto mais poderoso do mundo. Nos últimos anos serviu de porta de entrada para quase 185 países e é tão poderoso quanto um passaporte com o carimbo da Áustria ou da Holanda.

De acordo com a lista agora divulgada pela Henley & Partners – empresa que analisa a nível mundial este documento e que é considerada como a que atribui a classificação mais rigorosa -, Portugal mantém a mesma posição em que se encontrava em 2008 e 2009. Neste momento, quem tiver passaporte português precisa de visto antecipado para 41 países, como Angola, Cuba, Índia, Rússia, Arábia Saudita ou Azerbaijão.

Mas o passaporte mais poderoso é o japonês que dá acesso a 190 países. O mesmo acontece com o de Singapura. A Coreia do Sul, a Finlândia e a Alemanha estão no segundo lugar ao permitirem acesso a 188 países sem visto antecipado.

Há depois a Dinamarca, Itália e Luxemburgo que dão acesso a 187 e, em quarto lugar, estão França, Espanha e Suécia com 186 países.

Há cinco anos, os EUA e o Reino Unido encabeçavam esta lista, mas estão agora em sexto lugar, a posição mais baixa desde 2010. A maior subida é a dos Emirados Árabes Unidos, que galgou cinco lugares e está em 15º.

Em último lugar está o Afeganistão, cujo passaporte apenas dá para entrar em 25 países. Com o documento iraquiano pode aceder-se diretamente a 27 e com o da Síria a 29.

O ranking da Henley & Partners avalia a cada trimestre a liberdade de circulação de quase 200 passaportes, sendo que os cidadãos luxemburgueses podem entrar em 187 países sem visto, mais um país que no trimestre anterior.

O ranking baseia-se em dados exclusivos da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) que, segundo a empresa de consultoria, mantém o maior e mais preciso banco de daods de informações de viagens do mundo.

ZAP //



Amesterdão terá a taxa turística “mais elevada” da Europa

A partir de 2020, a cidade de Amesterdão irá aumentar as suas já consideráveis taxas turísticas. Atualmente, todas as pernoitas incluem a taxa obrigatória de 7% do valor do alojamento. Com o novo aumento, nos hotéis cada turista terá de somar àquela percentagem o valor de três euros por noite e por pessoa.

Segundo noticiou o Público na quarta-feira, já nas estadias via AirBnb e similares, a percentagem subirá para 10%.

A taxa, aplicada apenas a viajantes com mais de 16 anos, é também válida noutros tipos de alojamentos, mas mais baixa, caso dos parques de campismo, em que o valor é de um euro. Também há uma taxa para os visitantes que chegam de barco (oito euros) ou para os passageiros de autocarros e barcos turísticos (0,66 por passageiro).

Os novos valores “deverão fazer com que Amesterdão, em média, tenha a taxa turística de pernoita mais elevada da Europa”, comentou à CNN Tim Fairhurst, da European Tourist Association, que reúne empresas turísticas que operam no continente e que tem analisado as taxas aplicadas em cada destino.

Já um porta-voz da autarquia de Amesterdão comentou que “os visitantes irão contribuir mais para os altos custos de manter a cidade limpa e segura, e para a manutenção do bom estado de pavimentos, cais, pontes e ruas”.

Por comparação às taxas turísticas de Amesterdão, em Portugal, nas cidades que aplicam a taxa de pernoita, esta varia entre um e dois euros; Roma cobra entre dois e sete euros por noite e por pessoa; Paris vai até a um máximo de cinco euros; Berlim cobra 5% do valor do alojamento e Dortmund sobe aos 7%.

Em Veneza o valor varia entre um e cinco euros, dependendo da época e tipologia (mas com planos para aumentar e passar a cobrar entre três e 10 euros a turistas que visitam mas não dormem na cidade); Barcelona cobra no máximo 2,25 euros (ou cinso euros, mas só em locais com casinos). Enquanto isso, grandes capitais como Madrid ou Londres (ainda) não aplicam a taxa turística.

Nos últimos anos, Amesterdão tem introduzido várias medidas restritivas para controlar o sobreturismo na cidade. Além de novas taxas, restringe os arrendamentos como o AirBnb, aplicou novas regras para visitas turísticas, como no caso do Red Light District, ou retirou mesmo da praça dos Museus o icónico sinal iamsterdam – paragem obrigatória para as ‘selfies’ dos turistas.

ZAP // //



TripAdvisor deixa de vender bilhetes para atrações com baleias e golfinhos em cativeiro

O site de viagens TripAdvisor atualizou a política de bem-estar dos animais e assumiu o compromisso de contribuir para o fim do cativeiro de cetáceos.

O TripAdvisor vai deixar de vender bilhetes para atrações que tenham baleias e golfinhos em cativeiro, usados para exibição pública. A política do site de viagens sugere que se criem santuários em ambiente marinho: um corpo de água costeira, semelhante a uma baía ou enseada, que abriga os animais de uma forma mais natural, ao mesmo tempo que são protegidos e supervisionados por profissionais.

A decisão foi anunciada esta quinta-feira e tomada no seguimento de um extenso processo de consultas com especialistas, incluindo biólogos marinhos e zoólogos, que chegaram à conclusão de que é necessário criar mudanças para o bem-estar dos animais.

O responsável pelas secções de Experiências e Alojamentos da TripAdvisor, Dermot Halpin, afirmou que as evidências expostas pelos especialistas não deixam dúvidas de que as baleias e os golfinhos não prosperam em cativeiro. Por isso, a TripAdvisor espera ver um futuro onde eles possam viver com as devidas condições.

“Acreditamos que a atual geração de baleias e golfinhos em cativeiro deve ser a última, e esperamos ver essa posição adotada mais amplamente na indústria de viagens“, disse o responsável, citado pela revista Visão.

O site manterá os acordos com as atrações que assumirem um compromisso público de transferir todos os cetáceos em cativeiro para o ambiente adequado. Os que violarem este compromisso serão removidos de venda nos próximos meses, com a política em vigor até ao final do ano.

No entanto, para os cetáceos “já em cativeiro, a situação é diferente”. “Para grande parte da atual população de cetáceos, libertá-los na natureza não é uma opção realista”, refere a empresa, explicando que a nova regulamentação inclui medidas para “proteger as suas necessidades, segurança e saúde”, que devem ser respeitados por todos os espaços que queiram estar no site.

ZAP //



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