Sábado, Junho 7, 2025
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Está a chover plástico nas Montanhas Rochosas

Investigador analisou amostras de água da chuva e, encontrou por engano, partículas de plástico. O fenómeno levanta preocupações sobre a quantidade de resíduos plásticos presentes no ar, água e solo por toda a Terra.

Gregory Wetherbee começou a analisar amostras de água de chuva recolhidas da cordilheira das Montanhas Rochosas. “Acho que esperava ver sobretudo partículas de solo e minerais”, disse o investigador do US Geological Survey. Em vez disso, Wetherbee encontrou fibras plásticas microscópicas multicoloridas.

A recente descoberta foi publicada, em maio, num estudo intitulado “Está a chover plástico”. As amostras de água de chuva foram recolhidas pelo Colorado e, os resultados da análise do microscópio revelaram que estas tinham um arco-íris de fibras de plástico, bem como pequenos pedaços de vidro e cacos.

“Acho que o resultado mais importante que podemos partilhar com o público norte-americano, é que há mais plástico por aí do que o que parece“, disse o investigador. “Está na chuva, está na neve; é uma parte do nosso ambiente agora”, acrescenta.

Gregory Wetherbee encontrou fibras microscópicas de plástico colorido em amostras de água da chuva

As descobertas surpreenderam Wetherbee, que inicialmente ia recolher amostras para estudar a poluição por azoto. “Os meus resultados são puramente acidentais“, relevou o investigador ao The Guardian.

Este estudo corrobora outra investigação recente que descobriu microplásticos nos Pirenéus, sugerindo que as partículas de plástico podem viajar com o vento por centenas (ou mesmo milhares) de quilómetros.

Outros estudos revelaram microplásticos no fundo do oceano, em lagos e rios do Reino Unido e em águas subterrâneas dos Estados Unidos.

O grande contribuinte para o crescente número de resíduos plásticos é o lixo, explicou Sherri Mason, investigadora de microplásticos e coordenadora de sustentabilidade da Penn State Behrend.

Fotomicrografias de plásticos recolhidos no Colorado

 

Mais de 90% dos resíduos plásticos não são reciclados e, à medida que se vão degradando, dividem-se em pedaços cada vez mais pequenos e misturam-se no meio ambiente, descreve a Visão.

“Então, estas partículas são incorporadas em gotículas de água quando chove”, revelou Mason, acrescentando que depois, as partículas desaguam em rios, lagos, baías e oceanos e infiltram-se em fontes de água subterrânea.

Embora os cientistas estudem a poluição do plástico no oceano há mais de uma década, só podem responder por 1% desta. Os investigadores sabem ainda menos sobre a quantidade de plástico em água doce e no ar, afirma Stefan Krause, da Universidade de Birmingham.

“Mesmo que agitássemos uma varinha mágica e parássemos de usar plástico, não está claro por quanto tempo o plástico continuaria a circular pelos sistemas de águas dos rios”, explica Krause. “Seriam séculos“, diz o investigador, baseando-se no que se sabe do plástico encontrado em fontes profundas de água subterrânea e acumulado em rios.

Os animais e humanos consomem microplásticos através da água e comida e, é provável que se respire partículas micro e nanoplásticas no ar — embora os cientistas ainda não tenham percebido os seus efeitos para a saúde.

“Podemos nunca entender todas as ligações entre plásticos e saúde”, refere Sherri Mason. Os microplásticos também podem atrair e anexar metais pesados como o mercúrio e outros produtos químicos perigosos, além de bactérias tóxicas.

“Sabemos o suficiente para dizer que respirar plástico provavelmente não é bom e, devemos pensar em reduzir drasticamente a nossa dependência”, conclui Mason.

DR, ZAP //



Indonésia. Presidente propõe mudar a capital do país para a ilha de Bornéu

O Presidente da Indonésia, Joko Widodo, propôs esta sexta-feira ao parlamento para este transferir a capital do país do arquipélago de Jacarta para Kalimantan – nome indonésio da ilha que o país comparte com a Malásia e o reino do Bornéu -, localizada na ilha de Java.

“A capital não é apenas um símbolo de identidade nacional, mas também uma representação do progresso da nação”, disse Joko Widodo perante o parlamento, citado pela Reuters. Além disso, sublinhou que esta decisão ajudará a “conquista da igualdade económica e da justiça”.

Segundo noticiou o Jornal de Notícias, esta proposta deve-se à elevada taxa demográfica e a problemas relacionados com o afundamento dos solos.

O chefe de Estado pediu apoio aos deputados sobre o assunto, durante um discurso que decorreu no Parlamento no âmbito das celebrações do 74.º aniversário da independência, que se assinala no sábado.

Joko Widodo não especificou o local exato na ilha do Bornéu para onde pretende mudar a capital nem adiantou uma data para iniciar o processo apesar de o governo já ter defendido anteriormente que a primeira fase da mudança deve começar em 2024.

Em maio, o Presidente visitou a parte indonésia da ilha e várias cidades candidatas a acolher a nova capital, entre as quais a zona conhecida como Bukit Soeharto, situada a 40 quilómetros da capital provincial do Bornéu Oriental, Balikpapan.

Cheias e enchentes em Jacarta, na Indonésia

O chefe de Estado prometeu até ao final do ano anunciar o nome da nova capital administrativa do país, sendo que Jacarta, na ilha de Java, vai continuar a ser o centro financeiro e empresarial da Indonésia.

Na zona metropolitana de Jacarta vivem cerca de 30 milhões de pessoas que habitam igualmente as cidades satélites que rodeiam uma das capitais mais poluídas do mundo onde os problemas de trânsito automóvel provocam prejuízos consideráveis ao Estado.

Devido às fortes chuvas e à extração de águas subterrâneas, as inundações provocam perigosos afundamentos de solos, sobretudo no norte de Jacarta.

A proposta sobre a mudança da capital procura igualmente ajudar a “redistribuir a riqueza no arquipélago” onde a maioria da concentração populacional está nas ilhas de Java e Sumatra, enquanto que ilhas como o Bornéu estão menos desenvolvidas.

Os planos de mudança da capital foram sempre considerados pelos vários governos da Indonésia desde o mandato de Sukarno, que governou a República da Indonésia entre 1945 e 1967.

TP, ZAP //



Água do mar está mais fria no Algarve do que no Minho (e já se sabe porquê)

Nas regiões mais a sul do país, em especial na costa ocidental mas mesmo em algumas zonas do Algarve, a água do mar está mais fria do que no norte do país.

A culpa, escreve o Diário de Notícias, é do vento norte que tem soprado com mais intensidade a sul do cabo Carvoeiro o que provoca o afloramento costeiro, levando as camadas de águas mais profundas, e mais frias, a subirem até à superfície junto à costa. Apesar de poder ser desagradável para os banhistas, gera nutrientes e agrada aos peixes.

Em Lisboa, na praia de Carcavelos, a temperatura da água do mar será de 15 a 16 graus Celsius para este sábado. Mais para sul, a Costa da Caparica regista 16 graus, enquanto em Porto Covo a água está ao mesmo nível de Lisboa. No Algarve, onde por norma a temperatura é mais elevada, por estes dias isso não se nota quando se entra no mar.

Albufeira tem uma previsão de temperatura de água do mar de 16 a 17 graus para este sábado. Armação de Pera tem 16 graus, tal como a praia do Vau, em Portimão. A praia da Luz, em Lagos tem previsão de 15 graus de temperatura da água. Nestes concelhos, o vento sopra de norte/noroeste. Só nos concelhos em que a influência do Mediterrânico é mais imediata, com vento de sul ou sudoeste, é que a temperatura da água sobe, como são exemplos Faro, com 18 graus, ou Tavira com 18 a 19 graus.

A norte, os números mostram temperaturas da água mais elevadas. Viana do Castelo apresenta um registo de 17 graus de temperatura da água do mar à superfície. Em Ofir, Esposende, um pouco mais a sul, a temperatura ainda é mais alta, atingindo os 18 graus e na Apúlia, no mesmo concelho do distrito de Braga, as previsões são de 19 graus na água do mar. Em Matosinhos, junto ao Porto, oscila entre os 16 e os 17 graus.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) não tem grande preocupação em controlar a temperatura da água do mar.  Em termos gerais, trata-se de um fenómeno conhecido como afloramento costeiro ou up-welling.

“Quando o vento está de norte, na costa ocidental, empurra a camada superficial da água do mar. Com isso, a camada de água mais profunda vem à superfície junto à costa”, explicou a meteorologista do IPMA, Paula Leitão. Assim, a água fica mais fria. A norte, “tem havido muitos dias com nebulosidade e vento pouco intenso”, o que trava a subida até à costa das camadas mais frias do mar.

A norte do Cabo Carvoeiro não tem soprado vento com intensidade, ao contrário das regiões a sul, em que as nortadas têm sido frequentes. Desta forma, a costa ocidental mais a sul, até ao Algarve, regista uma temperatura da água do mar mais baixa do que habitual. No norte acontece o inverso com temperaturas um pouco mais altas.

Para os banhistas, a água mais fria não é muito apelativa, mas, para os pescadores, a situação é diferente. O peixe procura estas águas mais frias. “A água mais fria, à superfície, é também mais rica em nutrientes o que é bom para o peixe. Há mais peixe, sobretudo sardinhas”, adianta Paula Leitão.

As previsões para os próximos dias indicam que o vento irá diminuir a sul, prevendo-se também um pequena subida da temperatura. Sábado será um dia com menos vento e, ao final da tarde, o norte ficará com o céu nublado. À noite, o Minho já deve ter chuva fraca. No domingo haverá nevoeiro e nebulosidade, com alguma chuva fraca.

ZAP //



Se quiser visitar a exposição de Da Vinci no Louvre, a reserva online é obrigatória

A medida, que será generalizada no fim do ano, vai garantir que turistas entrem no estabelecimento no máximo meia hora depois do horário previsto.

De acordo com o administrador-geral adjunto do Louvre, Vincent Pomarède, o objetivo é melhorar as condições de visita. “Com esse dispositivo, as pessoas podem ter certeza de que vão entrar”, disse em entrevista à rádio francesa France Info.

As filas para entrar no Louvre são muito longas, principalmente no verão e muita gente fica de fora. A direção informa, entretanto, que quem não tem acesso à Internet poderá comprar o bilhere, com antecedência, nos pontos de vendas tradicionais.

Algumas vezes, os funcionários são obrigados a fechar as portas e apenas quem comprou o bilhete online pode entrar. Os bilhetes para a exposição de Leonardo Da Vinci estão a ser vendidos apenas pela Internet e já podem ser adquiridos desde junho. O Louvre testará o novo dispositivo em outubro.

Nos últimos meses, o Louvre teve que lidar com alguns problemas externos, que atraíram ainda mais visitantes. Um deles foi o calor, que levou vários turistas a entrarem no museu para escapar das altas temperaturas, que em julho ultrapassaram os 40 graus na capital francesa.

O museu, que recebe dez milhões de visitantes por ano, foi obrigado, por conta da superlotação, a impedir a entrada de todos os turistas. Cerca de 75% deles vêm ao local para visitar a Mona Lisa, que trocou recentemente de galeria.

Os museus parisienses públicos ou privados estão  a tentar melhorar o atendimento aos visitantes e diminuir o tempo de espera. O Centro Pompidou, por exemplo, situado no centro de Paris, já anunciou que vai instaurar reservas obrigatórias para a exposição de Francis Bacon, a partir de setembro.

Já começaram a ser desenvolvidas diversas aplicações para informar os visitantes sobre os horários em que há um menor número de visitantes.

ZAP // RFI BR



Em Roma, as viagens do metro podem ser pagas com garrafas de plástico

Se viajar por Roma e não tiver dinheiro suficiente para pagar o bilhete de metro, não se preocupe. Basta recolher algumas garrafas de plástico e colocá-las em máquinas recicladoras instaladas em três estações de metro da cidade.

O programa “+ Ricicli + Viaggi” (em português “+ Recicla + Viaja”) começou no final do mês de julho e vai estar em período experimental durante 12 meses. Se a experiência correr bem, a rede será alargada a outras estações de metro. Para já, as máquinas estão instaladas nas estações Cipro, Piramide e San Giovanni e é necessário instalar as apps myCicero e Tabnet para usufruir do desconto.

O processo é simples: cada utilizador tem um código de barras criado pela app, que deve ser lido pelo scanner da máquina recicladora. Depois, é só inserir garrafas de plástico com capacidade entre os 0,5 e os dois litros. Por cada garrafa depositada, o utilizador fica com cinco cêntimos na sua carteira virtual, que podem depois ser utilizados para comprar bilhetes com desconto.

“Num período em que se fala de criptomoeda, nós temos ‘plástico-moeda’”, disse Paolo Simoni, presidente da Atac, a empresa que opera a maior parte da rede de transportes públicos em Roma, à Lonely Planet. “É um sistema em que os indivíduos reciclam, ao mesmo tempo que fidelizamos o cliente e o recompensamos um comportamento virtuoso.”

Sergio Costa, ministro do Ambiente italiano, escreveu numa publicação do Facebook que “o ideal seria consumir menos plástico descartável”, mas que o programa é uma boa solução quando não há outra alternativa que não comprar uma garrafa de plástico.

A estratégia de economia circular pode também motivar as pessoas a recolher garrafas de plástico atiradas ao chão por toda a cidade — tendo em conta a reputação da capital italiana no que toca a poluição.

ZAP //



TAP vai deixar de voar para London City. A culpa é do Brexit

A TAP vai lançar uma nova ponte aérea para Madrid a partir de Lisboa e do Porto, em 2020, e cancelar a operação em Londres, de acordo com um comunicado esta terça-feira divulgado.

A companhia aérea justificou a opção, no caso do Porto, com as perspetivas positivas para esta cidade e que permitem alterações nas rotas. “Entre 2017 e 2018, a TAP registou um aumento de 20% em número de passageiros, ultrapassando pela primeira vez a marca dos dois milhões. As perspetivas são igualmente positivas para este ano de 2019, considerando que, entre janeiro e julho, a TAP está já a crescer 11%”, lê-se no mesmo comunicado.

Estes “números de sucesso” permitem à TAP “implementar ajustes na rede do Porto, com o objetivo de redirecionar a capacidade para mercados onde a competitividade da companhia seja maior”.

Assim, a empresa irá redirecionar “a capacidade dos voos Porto-Barcelona e Porto-Lyon, suspendendo a operação nesses mercados, que conta com ampla oferta da concorrência, para construir a novíssima ponte aérea entre Porto e Madrid, que contará com seis frequências diárias, mais que o dobro da oferta atual”.

Estas mudanças irão ainda permitir o aumento das ligações entre o Porto e o Funchal “com mais um voo diário, a meio do dia, operado no novo Airbus A321neo Long Range e fazer a operação diária do Porto-Newark (EWR) e a quarta frequência semanal Porto-São Paulo”. A ponte aérea do Porto para Lisboa irá ainda ganhar “mais uma frequência diária em relação ao verão de 2019”, de acordo com a TAP.

Na capital, “a capacidade dedicada a Estugarda, Colónia e Basileia, será redirecionada para outros mercados. Será criada uma nova ponte aérea ligando Lisboa a Madrid”, lê-se na mesma nota.

Além disso, a companhia aérea “lançará uma nova rota para Santiago de Compostela, e reforça outras ligações a Espanha, acrescentando voos diários entre Lisboa e as cidades de Barcelona (seis para sete diários), Bilbau, Valência e Málaga, todos de dois para três diários, e Sevilha (de três para quatro voos diários). Também Casablanca, a maior cidade de Marrocos, contará com mais uma frequência diária à saída de Lisboa, melhorando assim a conectividade com a rede intercontinental da TAP”, segundo o comunicado.

A companhia aérea planeia também reforçar os voos para Telavive, de um para dois diários, e passa “a voar para Moscovo com A321LR, permitindo corresponder às exigências de conforto dos passageiros que voam para aquele destino”, informou a empresa.

A TAP revelou ainda que irá suspender a operação no aeroporto de London City, “devido às incertezas de procura por parte dos clientes, associada ao Brexit, e pelos resultados abaixo do esperado nesse mesmo mercado”.

De acordo com o Eco, os voos da transportadora para Heathrow ou Gatwick verão a sua capacidade reforçada. Atualmente, há mais de 400 mil portugueses a viver no Reino Unido.

As alterações para 2020 implicam o reforço da aposta nos EUA. “Duplicam as frequências diárias entre Lisboa-Nova Iorque (JFK), além do voo Lisboa-Newark (EWR) e do Porto-Newark (EWR), que passa a ser diário. Miami receberá dez voos por semana, em vez dos atuais sete. Também as novas rotas de Washington D.C. e Chicago passarão a contar com voos diários”, informou a companhia aérea.

No Brasil, a TAP irá usar o novo A321LR e contará com cinco voos semanais para Natal e Belém, em cada um dos destinos, face aos três atuais.

“Nos últimos dois anos, a TAP registou um crescimento assinalável do número de lugares oferecidos na sua rede. Em 2018, a companhia disponibilizou mais 12% de lugares e, em 2019, a capacidade oferecida já aumentou 9,3%. Em 2020, o enfoque será consolidar e crescer nas apostas que estão a ser mais bem-sucedidas”, explicou a TAP.

De acordo com o Público, os polémicos A330neo, que têm sido alvo de queixas devido a episódios de enjoos e maus cheiros, irão reforçar as rotas para Luanda e Maputo.

ZAP // Lusa



 

Praia de Faro interdita a banhos por elevada concentração da bactéria E.Coli

A praia de Faro, no Algarve, foi hoje interdita a banhos balneares por terem sido detetados na água valores de coliformes fecais “muito superiores ao máximo permitido por lei”, disse à Lusa o comandante do Porto de Faro.

O resultado das análises microbiológicas da água de mar da colheita efetuada na segunda-feira revelaram valores muito acima do valor máximo permitido por lei, pelo que, em coordenação com a autoridade de saúde foram desaconselhados os banhos na praia de Faro”, indicou Nuno Cortes Lopes, Comandante da Capitania do Porto de Faro.

De acordo com o responsável da Autoridade Marítima Nacional, foi arreada a Bandeira Azul, símbolo de qualidade das águas balneares, e içada a bandeira vermelha, “que proíbe os banhos balneares”.

Nuno Cortes Lopes adiantou que a interdição dos banhos balneares “está restringida à praia de Faro”, sendo um situação pontual e que está a ser monitorizada em permanência pela ARH/Algarve (Administração da Região Hidrográfica), organismo integrado na Agência Portuguesa do Ambiente e pela Administração Regional de Saúde do Algarve.

“Existe um acompanhamento permanente da qualidade das águas, tendo sido efetuadas hoje novas colheitas das águas, sendo os resultados apenas conhecidos amanhã [quarta-feira]e que determinarão se a interdição se manterá ou não”, sublinhou.

Nuno Cortes Lopes acrescentou que os valores máximos permitidos por lei referem-se à bactéria Escherichia Coli, vulgarmente conhecida por E.Coli, o que indica uma contaminação por elevada concentração de coliformes fecais.

“São desconhecidas as causas que estão na origem desta concentração elevada de coliformes fecais, existindo várias possibilidades, uma das quais uma eventual descarga não tratada por parte de uma embarcação”, concluiu o responsável da Autoridade Marítima.

// Lusa



Vouchers de todo o Mundo, ao alcance de um click

Unsplash / Pixabay

A indústria de vouchers apanhou o Mundo de surpresa, tendo registado um crescimento brutal nos últimos anos, e esse crescimento continua a fazer-se sentir. 

Cada vez mais pessoas apostam nos vales on-line para poupar dinheiro — o que lhes permite realizar a sua viagem de sonho a um preço simpático, ou, no caso dos que vivem fora do país de origem, comprar online a bom preço os produtos da terra.

Em 2017, cerca de mil milhões de pessoas dos mais variados estratos e origens, de estudantes a milionários, passando por simples mães de família, usaram vouchers online, o que lhes permitiu poupar quase três mil milhões de euros.

A IMP Multimedia está consciente de que nesta era global a acessibilidade é essencial, e depois do sucesso do Buono Sconto em Itália, do Cupom de Descontos no Brasil e do Códigos de Descuento no mercado espanhol, a empresa aposta agora no lançamento do Voucher Wise, o primeiro site multinacional de cupões de descontos.

Em 2017, cerca de metade dos residentes em Portugal fizeram compras online. Prevê-se que este número, que atingiu os 5,51 milhões, chegue aos 7,7 milhões em 2022.

Os consumidores portugueses têm assim agora a oportunidade de usar códigos de desconto para produtos e serviços em toda a Europa e dos Estados Unidos. Arranjar um voucher é normalmente muito simples, bastando na maior parte dos casos pesquisar na internet o que se pretende mais a palavra “voucher”.

Na maior parte dos casos, o resultado da pesquisa oferece-nos, em poucos segundos, todo o tipo de vouchers relacionados com o termo pesquisado, oferecidos quer pelas marcas respectivas quer por sites especializados como o Voucher Wise.

O diretor-presidente da IMP Multimedia, Roberto Rubim, atua no setor de e-commerce há mais de 12 anos. A sua trajetória teve início nesta indústria, o que o ajuda a ter uma perspectiva única sobre tendências e como o negócio funciona.

Rubim e Harry Kuperus, o CTO da empresa, avaliaram os pontos fortes dos outros sites de vouchers da IMP Multimedia e as tendências atuais do mercado para criar o modelo de negócios para o Voucher Wise.

Segundo os dois responsáveis, ouvidos pelo Guia de Viagens, assistimos atualmente a um enorme crescimento da mobilidade de pessoas entre países de todo o mundo, o que faz com que muitos migrantes ou viajantes procurem comprar produtos do seu país de origem, o que explica a procura de comércio eletrónico — de preferência, com descontos.

A Voucher Wise oferece códigos de desconto em mais de 4.000 lojas online, com as melhores ofertas entre as maiores marcas — que frequentemente se traduzem numa boa economia para os consumidores.

Porém, os fundadores da IMP Multimedia também acreditam que é importante dar a  pequenas empresas independentes uma oportunidade justa no que diz respeito aos vouchers. Assim, além de grandes marcas como Nike, Sephora e HP, a Voucher Wise oferece cupões de empresas independentes dos EUA e de toda a Europa.

Roberto Rubim tem uma visão muito clara do futuro dos vouchers. “Eu acho que com o aumento da globalização, vamos ver cada vez mais sites de vouchers a seguir o modelo sem fronteiras do Voucher Wise”.

“Nós refletimos muito, durante o desenvolvimento do site, e concluímos que, atualmente, temos muito mais vantagem em oferecer cupões multi-nacionais”, acrescenta Rubim.

Todos os consumidores portugueses vão ter acesso aos códigos de desconto Voucher Wise, garante Jenni Coble, marketing manager da empresa.

“O e-commerce internacional é o futuro, as fronteiras estão cada vez menos definidas, pelo menos em termos de comércio eletrónico, é natural que o mercado de cupões acompanhe essa tendência”, diz por seu turno Jenni Coble, marketing manager da empresa em Portugal.

Os cupões da Voucher Wise, explica Coble, estão 100% funcionais em todas as plataformas – nomeadamente em dispositivos móveis, de onde provém mais de metade do tráfego da IMP Multimedia.

Mas, garante a marketeer, embora cerca 80% do tráfego em Portugal tenha origem em dispositivos móveis, todos os consumidores portugueses vão ter acesso aos seus códigos de desconto – ao alcance de um click.

aeiou //



Para o ano, é provável que os cruzeiros não consigam atracar no centro de Veneza

Se a medida proposta pelo ministro dos Transportes se concretizar, a partir de 2020, os cruzeiros não vão poder atracar no centro histórico de Veneza, em Itália.

De acordo com o The Guardian, o ministro dos Transportes italiano, Danilo Toninelli, propôs a uma comissão parlamentar, esta quarta-feira, que, a partir do próximo ano, os navios cruzeiro não possam atracar no centro histórico de Veneza.

O ministro propõe que os cruzeiros comecem gradualmente a ser direcionados para Fusina, um pequeno porto perto da cidade, ou para Lombardia, um terminal privado. O governante está sob pressão para encontrar uma solução, uma vez que este meio de transporte está a causar grande agitação entre os moradores, não só pelo excesso de turistas mas também pela poluição causada e pelos danos provocados na cidade.

Um desses exemplos aconteceu, em junho, quando o MSC Opera, cruzeiro de 13 andares, colidiu com um dos cais e um barco turístico no Canal Giudecca, que desagua na famosa Praça de São Marcos. Poucas semanas depois, o Costa Deliziosa, de 12 andares, quase colidiu com um iate durante uma tempestade.

Esta foi apenas uma sugestão lançada pelo ministro, do Movimento 5 Estrelas, sendo necessário ainda que a proposta seja aprovada por uma comissão que inclua o ministério e as autoridades locais e regionais. “Estas são as hipóteses de Toninelli. Ainda não há uma decisão final“, disse uma fonte do conselho de Veneza, citada pelo jornal britânico.

Toninelli entrou em conflito com os líderes locais depois de ter rejeitado uma solução encontrada pelo comité em 2017 sem os consultar. O Presidente da Câmara de Veneza, Luigi Brugnaro, e o presidente da região de Veneto, Luca Zaia, também se retiraram das discussões sobre propostas alternativas.

Veneza tem sido várias vezes notícia nos últimos tempos pela política mais rígida que está a adotar para conter o turismo em massa. Em julho, dois alemães foram multados em 950 euros e convidados a sair da cidade depois de terem sido apanhados a fazer café nos degraus da ponte Rialto.

ZAP //



Roma vai multar quem se sentar nas escadas da Praça de Espanha

jonaswitt / Flickr

Praça de Espanha, em Roma

Os turistas que visitem a capital italiana não vão poder sentar-se na famosa escadaria da Praça de Espanha, arriscando-se a uma multa de 250 euros.

As autoridades de Roma estão a ser acusadas de aplicar medidas “ao estilo fascista” depois de a polícia local ter começado a retirar os turistas que se sentam na famosa escadaria da Praça de Espanha, escreve o The Guardian.

A polícia começou a patrulhar a escadaria em mármore do século XVIII na terça-feira, usando apitos para afastar os turistas que planeavam sentar-se nos degraus da praça.

De acordo com o jornal britânico, quem não cumprir as regras arrisca-se a pagar uma multa de 250 euros, coima essa que pode chegar aos 400 euros caso seja provocado algum dano à escadaria, que é considerada pela Unesco património da Humanidade.

A medida está entre uma série de regras que começaram a ser reforçadas pelas autoridades locais em junho, que incluem por exemplo a proibição de comer junto aos monumentos, andar pela cidade em tronco nu, saltar para as fontes e arrastar malas com rodinhas e carrinhos de bebé pelas escadarias históricas.

“Proteger um monumento é uma coisa boa — e obviamente que ninguém deve comer nos degraus — mas a proibição de as pessoas se sentarem é realmente excessiva“, disse à agência de notícias AdnKronos Vittorio Sgarbi, crítico de arte controverso e ex-secretário de Estado da Cultura. “Parece-me uma medida ao estilo fascista que o município será forçado a rever”, acrescenta.

“Concordamos que as pessoas não devem acampar e comer nos degraus dos monumentos, porque o lixo normalmente é deixado lá”, afirma Tommaso Tanzilli, diretor em Roma da Federalberghi, a associação de hotéis italiana. “Mas criminalizar as pessoas por se sentarem, especialmente se forem idosas, é um pouco exagerado“.

O monumento, desenhado pelo arquiteto Francesco de Sanctis entre 1723 e 1726, passou por uma restauração em 2016 que custou 1,5 milhões de euros e que, na altura, foi financiada pela marca de luxo de joalharia Bulgari.

Medidas semelhantes estão a ser aplicadas noutras cidades italianas, como é o caso de Veneza. Em julho, dois turistas alemães foram multados em 950 euros e convidados a sair da cidade depois de terem sido apanhados a fazer café nos degraus da ponte Rialto.

ZAP //



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