Portugal é o segundo país da Europa onde mais se anda de carro

Florida Turnpike / Flickr

Portugal foi o segundo país da União Europeia onde mais se circulou de carro, em 2017, revela o Eurostat. Apenas a Lituânia ficou à frente.

Deixar o carro na garagem e usar meios de transporte alternativos ainda parece ser uma opção para poucos portugueses. De acordo com o jornal Eco, o carro foi o meio escolhido pelos portugueses em 88,5% do total de quilómetros percorridos por passageiro em 2017, segundo as estatísticas do Eurostat.

Este valor compara com uma média de 83,3% a nível europeu, com o carro a ser o meio de transporte dominante quando comparado com o comboio, o Expresso e o autocarro. O Expresso e os autocarros foram opção em 8,8% das distâncias feitas por passageiro na Europa, enquanto o comboio foi usado em 7,9%.

Entre os Estados-membros, a Lituânia surge com a maior proporção de quilómetros percorridos por carro, com 91,1%. Seguido por Portugal (88,5%) e pela Eslovénia, que surge na terceira posição do pódio (86,5%).

Considerando os restantes meios de transporte, a Áustria destaca-se com a maior distância percorrida em comboio: 11,9%, seguida pela Holanda (11,4%) e por França (10,8%). Já a Hungria lidera no Expresso e autocarros, meios que representam naquele país 21,1% da distância, em quilómetros, percorrida por passageiros. Chipre (19%) e Malta (17,5%) aparecem em segundo e terceiro lugar, respetivamente.

Estes dados são divulgados no arranque da Semana Europeia da Mobilidade, cuja celebração decorre até 22 de setembro.

ZAP //

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here