Voar sobre as águas do Sena. Paris testa “bolha do mar”, um barco-táxi amigo do ambiente

Paris está a testar um novo meio de transporte mais amigo do ambiente: um barco-táxi ecológico que desliza nas águas do rio Sena.

Esta semana, o sea bubble (bolha do mar) está em testes no rio Sena, em Paris. O mais recente meio de transporte é um barco-táxi amigo do ambiente e pode ser o futuro das deslocações na capital francesa.

A “bolha do mar” é uma embarcação oval, elétrica e com hidrofólios na sua base. Segundo a Visão, o conceito é bastante simples: em baixo do casco, o barco tem um conjunto de hidrofólios, que não são mais do que asas aquáticas.

O facto de o casco não estar em contacto com a água faz com que ande mais rápido, uma vez que não há atrito causado pela hidrodinâmica. O casco só enfrenta a resistência do ar, pelo que parece estar a voar baixinho, alcançando entre os 12 e os 18 quilómetros por hora.

A SeaBubble, empresa franco-suíça responsável pela construção, espera que este projeto de transporte de táxi aquático seja aprovado rapidamente pelas autoridades locais e que possa começar a circular no rio Sena e noutros rios da Europa já no próximo ano.

O barco consegue transportar quatro pessoas. Para o alugar, basta aceder a uma aplicação para smartphone semelhante às que já são utilizadas para alugar bicicletas ou trotinetas.

Segundo os designers, o sea bubble faz “zero barulho, zero ondas e zero emissões de dióxido de carbono“. Voar sobre as águas do Sena com a consciência ambiental tranquila torna-se agora possível.

ZAP //

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here