24/01/2017

Viagem de Cruzeiro: 7 Regras para uma viagem segura

Publicado em 23/06/2012 por em Dicas de viagem

Foto de navio de cruzeiro.

blmiers2

Uma viagem de cruzeiro é sempre uma forma bastante apelativa de passar as suas férias, no entanto, como em qualquer viagem, é necessário que saiba algumas regras de segurança para que as suas férias não se tornem num desastre.

 

Viajar de cruzeiro não é mais perigoso do que estar noutro local que lhe seja desconhecido, mas neste caso vai estar no meio do mar e sem se poder deslocar individualmente, logo será boa ideia duplicar os cuidados.

Além disto, o mar pede precauções especiais com as quais não teria que se preocupar em terra firme.

Se deseja ter uma viagem fabulosa e sem percalços, fique a conhecer as regras básicas para uma viagem de cruzeiro segura e divertida.

#1 Mantenha-se atento

Se está em viagem é fácil esquecer-se das regras básicas de segurança. Todos nós podemos ficar demasiadamente descontraídos com a viagem e deixar-nos levar pela excitação de uma viagem num cruzeiro.

No entanto, esta deverá ser a atitude mais grave que poderá ter.

Os criminosos esperam precisamente por esta atitude e é quando temos a guarda baixa que este tipo de percalços acontece.

Divirta-se mas mantenha-se sempre atento, observe o que está junto a si, saiba como deixou a sua cabine, etc.

Se mantiver uma atitude atenta, irá criar receio ou insegurança nos potenciais criminosos, evitando assim ser o próximo alvo.

#2 Deixe os valores em casa

Se vai de viagem, principalmente num cruzeiro, não tem necessidade de levar joias ou outros objetos valiosos consigo.

Ostentar riqueza através de colares, pulseiras, relógios, etc., apenas o irá tornar um alvo mais atrativo.

Se deseja levar joias, certifique-se que as guarda no seu cofre dentro da cabine.

Os seus valores ficarão seguros no cofre mas não se esqueça que você continuará a ser um alvo atrativo pois já foi visto com objetos de valor. Se possível, evite.

Aproveite as suas férias de forma descontraída e deixe os valores em casa.

#3 Cuidado com o que come

Num cruzeiro ou em qualquer outro lugar, tenha sempre atenção ao que come. Se é alérgico a algum ingrediente, confirme sempre com a tripulação se a sua refeição o contém.

Tenha em atenção aos produtos que possam ter sido alvo de má confeção ou mesmo que já estejam servidos em cima das mesas há algum tempo.

Regra geral, os cruzeiros são feitos em locais com um clima quente, o que pode levar a que as refeições não estejam nas melhores condições. Se suspeitar de algo, não hesite e devolva.

Recorde-se que se encontra num cruzeiro, logo a sua mobilidade é reduzida! Evite todos os problemas possíveis recorrendo à prevenção.

#4 Ainda mais cuidado com o que bebe

Se deve ter cuidado com a alimentação saiba que deve ser duplamente cuidadoso com o que bebe.

É fácil beber um copo ou dois a mais do que devia, principalmente por estar no ambiente descontraído e relaxante de um cruzeiro.

No entanto, isto vai torná-lo num alvo fácil para os possíveis criminosos que se poderão aproveitar da sua fragilidade temporária.

Deve também tentar obter as suas bebidas sempre do empregado do bar e não das mesas onde estarão à sua disposição.

Seja cauteloso pois uma das formas habituais para deixar as vítimas frágeis passa precisamente por colocar drogas nas bebidas.

Se for mulher, deve duplicar os seus cuidados pois os crimes sexuais são mais comuns que os simples roubos e o consumo exagerado de álcool é um dos motivos que levará os criminosos a cometer este tipo de crimes.

#5 Atenção à tripulação

A tripulação deverá ser sempre a entidade a qual deve recorrer sempre que necessitar de alguma ajuda. No entanto, no que toca a valores, deverá sempre evitar suscitar algum desejo.

Existem uma grande variedade de tripulação que poderá entrar na sua cabine, seja para a arrumar, trocar os lençóis, colocar fruta fresca na cesta ou mesmo para entregar refeições.

Não convém causar algum tipo de desejo pois lembre-se que a ocasião faz o ladrão.

Provavelmente o membro da tripulação que iria apenas mudar os lençóis da cabine e que nunca roubou nada antes, poderá ficar tentado se vir uma joia valiosa em cima da mesa de cabeceira… Mantenha-se atento, guarde os seus valores e evite situações como esta.

Outra altura em que deverá ter cuidado com a tripulação é quando vai a terra pois estes poderão tentar levá-lo a locais comerciais e pressioná-lo para adquirir vários produtos.

Nestes casos, normalmente a tripulação tem já um acordo prévio com os comerciantes locais. No caso de se sentir pressionado, não compre nada e reporte a situação aos responsáveis.

#6 Mantenha-se acompanhado

Seja no cruzeiro ou em terra, mantenha-se acompanhado em todas as situações! Como sabe os cruzeiros podem ser enormes, sendo bastante provável encontrar-se sozinho num determinado local, principalmente de noite.

Estes casos são excelentes para os criminosos que normalmente conhecem o barco bem melhor que você. Será bastante fácil roubá-lo ali no local, ou num caso pior, levá-lo para outra localização.

De noite redobre as suas precauções, mesmo que vá apenas à cabine buscar uma peça de roupa, nunca vá sozinho, os criminosos estarão a contar com isso e será um alvo fácil, poderão mesmo segui-lo até à sua cabine e roubar também o conteúdo desta.

Se deseja passear numa praia em terra, faça-o de dia… de noite será um chamariz para os locais que sabem de antemão que você não conhece a zona onde se encontra.

Não facilite e não coloque a sua segurança em risco!

#7 Cuidado com o mar

Se está a viajar num cruzeiro, uma das precauções óbvias será com o mar. Sempre que este se encontre revolto, dirija-se à sua cabine ou a um salão comum; não fique à superfície do barco.

Certifique-se que tem sapatos confortáveis e com os quais não seja fácil escorregar ou tropeçar.

Lembre-se que o principal objetivo de qualquer viagem, seja de cruzeiro ou não, é divertir-se. Se souber de antemão todas as precauções que deverá ter, verá que conseguirá uma viagem mais descontraída e ainda assim segura.

Os cuidados que lhe apresentámos são bastante simples e no entanto poderão fazer toda a diferença na sua viagem.
Planeie antecipadamente a sua viagem no cruzeiro e tenha umas ótimas férias!

Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Tags: , ,

Deixe-nos o seu comentário

Terá que preencher todos os campos obrigatórios. Utilize palavras adequadas. O seu e-mail não será publicado.

Poderá utilizar Gravatar.

Poderá utilizar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Obrigado pela sua visita!
Não quer subscrever a nossa newsletter? É grátis!
guia + viagens - Receba no seu e-mail ideias e inspiração para as suas viagens.
Não mostrar mais