Konnichiwa! Dois anos depois, o Japão volta a receber turistas

O Japão vai voltar a abrir as portas aos turistas. Mas vai exigir, porém, uso de máscara, seguro de viagem contra covid-19 e acompanhamento de guia turístico durante todo o tempo. A medida abrange cidadãos de 98 países, incluindo Portugal.

O Japão está a preparar-se para permitir a entrada de turistas no país pela primeira vez desde que a pandemia eclodiu, dois anos atrás.

Mas apenas será permitida a entrada a estrangeiros em grupos turísticos organizados por agências registadas no Japão, durante a primeira fase da reabertura, que vigora a partir desta sexta-feira, anunciou o Ministério do Turismo japonês.

Os estrangeiros em visita de turismo devem ser acompanhados por um guia em todos os momentos a partir da entrada no país, segundo as diretrizes publicadas pelo governo japonês.

Os turistas também terão que fazer um teste PCR antes de entrar no país e usar máscara durante todo o tempo da viagem.

Inicialmente, turistas de 98 países, incluindo Portugal, podem viajar para o Japão.

As agências de viagens devem garantir que os turistas concordem em usar máscaras e tenham seguro que cubram quaisquer despesas médicas relacionadas com a covid-19.

Os visitantes também devem concordar em evitar espaços fechados e recintos lotados, bem como manter o distanciamento social.

Registo de itinerários

As diretrizes também exigem que as agências de viagens garantam que os guias turísticos mantenham registos precisos dos seus itinerários e de contatos dos participantes.

Quem não cumprir os requisitos corre o risco de ver a sua excursão turística cancelada.

As orientações baseiam-se numa experiência de visitas teste realizadas no mês passado com turistas dos EUA, Tailândia, Singapura e Austrália — a maioria dos quais eram agentes de viagens.

Um dos participantes de um grupo de quatro da Tailândia testou positivo para a covid-19 e teve sua viagem cancelada.

James Jang, agente de viagens da Austrália que participou num dos tours de teste, diz que as regras, por enquanto, provavelmente afastarão algumas pessoas.

“Os clientes concordarão em usar uma máscara dentro de locais fechados, mas usá-la durante 24 horas é um incómodo“, explica Jang à agência de notícias Reuters.

O custo de ter um guia turístico o tempo todo pode desencorajar os clientes até um momento em que eles tiverem mais flexibilidade.”

Eleição

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, está a tentar evitar uma onda de turistas que provoque um surto de covid-19 antes das eleições de julho para o Parlamento japonês.

As regras provavelmente serão flexibilizadas para permitir que turistas individuais entrem no Japão após essa data.

O turismo é um setor econômico importante para o Japão, que esperava 40 milhões de visitantes estrangeiros em 2020.

No entanto, o país fechou as fronteiras a estrangeiros em abril de 2020. Em 2019, o Japão recebeu 31,9 milhões de visitantes.

No início deste mês, o Japão elevou o limite máximo de entradas para 20 mil por dia, após críticas à política de restrições determinada pelo governo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here