Sábado, Julho 5, 2025
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Montenegro tem uma carta na manga para promover o turismo

Para incentivar o turismo, Montenegro tem a intenção de usar a carta da segurança sanitária para convencer os turistas estrangeiros a visitar o país.

No dia 25 de maio, Montenegro declarou-se um “país livre de coronavírus” ao considerar que venceu a pandemia de covid-19 no seu território, que não regista agora nenhum caso de infeção. Agora, quer usar essa segurança como trunfo para atrair turistas estrangeiros.

Neste pequeno país, o turismo representa um quinto do PIB e do emprego. “As pessoas estão à procura segurança”, disse à AFP Ana Nives Radovic, diretora da associação de turismo de Kotor, uma cidade medieval, declarada Património da Humanidade pela UNESCO. “As pessoas querem um destino onde possam sentir-se confiantes.”

Ainda que o setor esteja empenhado em reavivar o turismo, a recuperação económica será complicada. A Organização Mundial de Turismo (OMT) prevê um colapso de 60% a 80% do número de turistas internacionais neste território, de acordo com o ABC.

Além disso, as condições para a reabertura de fronteiras na Europa permanecem incertas, assim como as condições para a retoma do tráfego aéreo. Espera-se que o número de turistas no Montenegro seja muito inferior aos 2,6 milhões que visitaram o país em 2019.

Esta situação é agravada pelo facto de Montenegro só abrir portas a turistas de países considerados seguros. Apesar de os croatas, os austríacos ou os gregos serem bem-vindos, esse não será o caso dos britânicos e dos russos, que representam grandes mercados para a indústria do turismo local.

ZAP //



“We Call it Alentejo”. Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros.

Com o título We Call it Alentejo, o filme é uma iniciativa da Agência de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA), dedicada a promover a região nos mercados externos, que também desenvolveu o conceito criativo, tendo a película sido realizada pela empresa Click and Play.

Com o lançamento deste filme, que vai ter versões narradas e adaptadas para outros idiomas, como o espanhol ou o alemão (além de uma versão em português do Brasil), o objetivo passa por “gerar notoriedade para o Alentejo junto dos principais mercados emissores internacionais”, refere a ARPTA, em comunicado.

Neste filme promocional, coloca-se “em evidência os atributos com que, ao longo dos últimos anos, os principais meios de comunicação social internacionais têm descrito o destino” Alentejo.

O território é associado a conceitos como “a sustentabilidade, a ruralidade, a natureza, a baixa densidade populacional, a boa gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias” e a sua própria dimensão, uma vez que ocupa praticamente um terço da área de Portugal continental.

“Este filme assenta num conceito criativo muito simples e que resulta de um trabalho intenso que a ARPTA tem realizado nos últimos anos junto da imprensa internacional”, disse o presidente da agência, Vítor Silva. O trabalho tem passado por colocar os outros a falar da região e “evidenciar o que de tão bom tem sido escrito nos principais jornais e revistas em todo o mundo”.

“O resultado é um filme simples que evidencia toda a beleza do território e que, estou certo, irá seduzir muitos turistas, assim que situação sanitária permita as viagens internacionais”, afirmou, referindo-se aos efeitos da pandemia de covid-19.

A ARPTA é a entidade responsável pela promoção turística do Alentejo em todos os mercados externos, resultando de uma parceria entre os setores público e privado, participada pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, por todas as associações nacionais representativas do setor do turismo e por empresas e câmaras municipais.

É financiada por estas e pelo Turismo de Portugal. A promoção da Agência de Promoção Turística do Alentejo é co-financiada pelos fundos europeus, através dos programas Alentejo 2020 e Portugal 2020.

// Lusa



Desconfinamento do turismo. Costa anuncia abertura de fronteiras e novas rotas a 15 de junho

15 de junho é a data em que o turismo vai começar a desconfinar, com a reabertura de fronteiras e a reativação de rotas aéreas nos aeroportos portugueses.

Esta sexta-feira, o primeiro-ministro anunciou que, no dia 15 de junho, serão reativadas rotas e abertas fronteiras. Toda a União Europeia “vai fazer um esforço para que o turismo retome a sua atividade em pleno”, garantiu António Costa, deixando mais uma vez mais a garantia de que, mesmo com a crise, “o futuro vai contar com o Novo Aeroporto do Montijo”.

“A partir de 15 de junho vão ser reabertas fronteiras e reativadas rotas, e vai ser feito um esforço coletivo no quadro da União Europeia para que o turismo retome em pleno a sua atividade a partir de 15 de junho”, declarou o chefe do Governo, numa visita ao Aeroporto Humberto Delgado.

Para Costa, a crise que atinge as companhias de aviação, aeroportos e o turismo “é uma crise conjuntural” e Portugal tem que estar preparado para a retoma. Assim, “o que virá a seguir, de forma mais rápida ou mais lenta, é o retomar do que é a oportunidade das pessoas circularem livremente à escala global e é importante estarmos preparados”.

Para o primeiro-ministro é fundamental que os passageiros saibam que podem viajar em segurança, pelo que garantias de higienização e de normas de segurança nos aeroportos são “a maior garantia de que a reabertura do tráfego não é um fator de risco não controlado”.

“Creio que posso dizer o que a Direção Geral da Saúde e as instituições internacionais aeronáuticas civis já disseram: os aeroportos de Portugal cumprem normas de segurança e estão prontos para acolher o tráfego aéreo com toda a normalidade”, defendeu.

Segundo o Observador, o primeiro-ministro quis ainda elogiar o facto de o grupo Vinci não recuar na intenção de construir um novo aeroporto para a região de Lisboa.

“Num momento de grande incerteza, em que a esmagadora maioria dos aviões e em que o tráfego aéreo caiu drasticamente, o compromisso firme da Vinci de afirmar: ‘Vamos avançar com o novo Aeroporto de Lisboa’, é um gesto de grande confiança naquilo que é o futuro do país”, destacou o governante.

“O futuro será diferente do passado”, garantiu António Costa, sublinhando  que “o futuro vai contar com o novo Aeroporto do Montijo”.

ZAP //



Três praias portuguesas entre as dez mais seguras da Europa

Chipre vai pagar despesas das férias a turistas que ficarem infetados no país

O Chipre vai pagar o custo das férias aos turistas que testaram positivo depois de viajarem para o país. Entre as despesas está o alojamento, a alimentação e os medicamentos.

O Chipre comprometeu-se a pagar todas as despesas de férias a quem tiver um resultado positivo para o novo coronavírus, depois de já estar instalado no país, avança a BBC.

O Governo anunciou, numa carta pública, que pagará os alojamentos, o alojamento, a alimentação, os medicamentos e as consultas médicas, tanto dos doentes como das suas famílias. Os turistas “terão apenas de suportar os custos da viagem até ao aeroporto e o voo de regresso a casa”.

A medida faz parte de um pacote destinado a atrair turistas, que registou poucos casos de infeção pelo novo coronavírus – 939 infeções e 17 mortes, segundo os dados disponibilizados pela Universidade Johns Hopkins. Desde o início da pandemia, o Chipre só testou 10% do total da sua população.

O setor do turismo contribuiu para cerca de 15% do Produto Interno Bruto (PIB) do país no ano passado. Por esse motivo, o Governo está agora a reunir esforços para fazer regressar os turistas o mais rápido possível.

“O sucesso é enorme e estamos a tentar dar o nosso melhor agora e fazer tudo o que pudermos pelo resto da temporada”, sublinhou o secretário de Estado do Turismo, Savvas Perdios. “Aqui trabalhamos muito para manter o vírus sob controlo.”

Com o encerramento de todas as fronteiras durante quase três meses, o Governo estima que devem perdem cerca de 70% dos 2,6 mil milhões de euros em receitas geradas por este setor.

ZAP //



Assimétrica e flutuante. A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai “nascer” em 48 horas

A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai estar pronta no próximo mês para demonstrar a velocidade e a eficácia de uma técnica de construção que será sete vezes mais rápida e terá metade do custo de construção de uma casa de tijolos.

Com três divisões e uma área útil de 43 metros quadrados, a casa Prvok od Burinky será construída camada por camada, usando um braço de robô adaptado da indústria automóvel. Esse braço depositará betão especialmente formulado, com fibras de nano-polipropileno, plastificantes e aceleradores de mistura, a uma taxa de 15 centímetros por segundo.

De acordo com o NewAtlas, as paredes serão impressas com camadas interna e externa e, provavelmente, o interior será preenchido com material isolante.

Em 24 horas, o betão vai definir a dureza padrão da fundação da casa e, após 28 dias, o seu endurecimento ficará concluído ao ponto em que seja tão forte como uma ponte. A estrutura e os materiais foram projetados para durar 100 anos.

Esta casa será construída num pontão flutuante, com um piso de madeira ao redor.

O interior será um espaço bastante pequeno para dois, com um quarto, uma sala e cozinha e uma casa de banho.

As paredes assimétricas e em camadas dão uma ideia de como seria uma futura estética doméstica impressa em 3D: em forma livre, sem a necessidade de ângulos retos ou linhas retas.

A casa será equipada com a ecotecnologia necessária: chuveiro com recirculação, teto verde e reservatórios para água potável, sanitária e de esgoto. Além das suas credenciais ecológicas, este tipo de estrutura criará até 20% menos dióxido de carbono do que um prédio de tijolos equivalente e “várias vezes menos resíduos de construção e demolição”.

As habitações impressas em 3D ameaçam instalar-se na sociedade há vários anos, mas ainda estão num estágio embrionário. Além da rapidez com que permite a construção de estruturas, também deve ser super flexível em termos de plantas baixas e projetos externos.

ZAP //



Las Vegas prepara reabertura. Dono de casino oferece mais de mil voos

Os casinos de Las Vegas vão reabrir a partir da próxima semana, depois de terem encerrado durante dois meses devido à pandemia de covid-19. O anúncio foi feito esta quarta-feira após a “luz verde” do governador de Nevada.

“Convidamos os turistas de todo o país a virem para se divertirem, não de forma diferente de como era antes, embora sejamos cuidadosos”, disse o governador Steve Sisolak. Os casinos vão reabrir mediante o cumprimento das medidas de distanciamento social e saúde pública. “Tomámos todas as precauções possíveis”, realçou Sisolak.

“Com todos os protocolos que colocamos em prática, testes que implementamos, com o rastreamento de contactos que estará vigente, acho que não vão encontrar um lugar mais seguro do que Las Vegas a 4 de junho”, acrescentou, citado pela agência AFP.

A lotação dos casinos está limitada a metade da capacidade e as mesas de jogo apenas podem ter um máximo de três pessoas. Estas são apenas duas das regras emitidas pelo Conselho de Controlo de Jogos norte-americano.

Ainda assim, os trabalhadores dos casinos pedem medidas mais rigorosas para que possam regressar em segurança. “Esta é uma questão de vida ou morte para os trabalhadores”, disse em comunicado o sindicato Culinary, que representa a 60 mil trabalhadores de casinos de Las Vegas.

“Os membros do Culinary Union e outros funcionários de casinos vão tornar-se trabalhadores na linha da frente porque seremos nós que vamos interagir com os hóspedes diariamente e com mais frequência”, destacou.

O dono de um dos casinos de Las Vegas até decidiu oferecer a visitantes de todo o país 1.700 voos de ida para a “Cidade do Pecado”.

“Obviamente, a minha equipa e eu queremos que se hospedem num dos nossos hotéis… Mas se não o fizerem, tudo bem também”, disse Derek Stevens, diretor-executivo do The D Hotel & Casino. “Las Vegas precisa de vocês, a nossa comunidade precisa de vocês”, acrescentou.

ZAP //



Aluguer de carros permite explorar os cantos e encantos de Portugal

Para quem vive em Portugal, não restam dúvidas de que o setor do turismo é uma das maiores atividades económicas do país, com receitas de cerca de 8,7% do PIB nacional. Na verdade, nos últimos anos, as estadias em terras lusitanas têm revelado um aumento substancial face aos demais países do mundo.

Reconhecido por ter clima ameno e paisagens naturais, Portugal ocupa a 17ª posição no ranking dos principais destinos turísticos mundiais. Somente no ano de 2019, o país registou cerca de 27 milhões de hóspedes e 69,8 milhões de dormidas, tendo apresentado um crescimento de 7,2% e 4,1%, respetivamente, face ao ano anterior.

Entre os destinos mais visitados no país, destacam-se a costa Algarvia e a Capital, talvez devido às características que adornam ambos os locais. Para quem pretende descansar e aproveitar o território banhado pelo Atlântico, o Algarve apresenta uma oferta diversificada de alojamentos e acolhe algumas das praias mais belas do país.

Por outro lado, Lisboa é uma cidade digna de explorar e conhecer todo o seu património histórico e cultural. Além disso, o seu fácil acesso é outro dos fatores que levam tantos turistas a visitar estes lugares.

No entanto, apesar da sua pequena dimensão, Portugal pode revelar-se um mundo por descobrir. É tanto assim que o alojamento local e o turismo rural têm apresentado grande relevância no setor, tendo sido responsáveis por 15,2% do total das dormidas registadas em janeiro de 2019. Para quem procura conhecer localidades para além do litoral e das áreas metropolitanas, estas são duas opções a considerar.

Contudo, é necessário ter em conta que a maioria dos locais destinados ao turismo em espaço rural encontram-se situados em regiões onde o acesso não é tão facilitado quanto nas grandes cidades.

Nesse caso, para além do avião, uma viagem de carro pode conceder-lhe a liberdade que deseja e proporcionar-lhe a oportunidade de conhecer mais do que um só local. Para tal, é preciso apenas reservar o seu carro pelo tempo necessário – e a chave será sua logo no momento em que aterrar.

Nos vários aeroportos de Portugal, poderá encontrar diversas empresas de renome dispostas a oferecer-lhe o serviço ideal, tendo em conta as suas necessidades. Para tal, pode sempre verificar quais as condições, os preços e a disponibilidade consoante à data da sua viagem para Portugal.

Porém, se pretender comparar ofertas, clique aqui para ir para luguerdecarrosbaratos, onde encontra toda a informação relativa ao serviço de aluguer.

Plataformas como esta permitem ao viajante fazer um comparativo entre os preços oferecidos por diversas empresas de aluguer de automóveis e, assim, encontrar o valor mais conveniente para o seu orçamento e o tipo ideal de veículo para a viagem que planeou. Marcas conhecidas, como a Europcar, estão incluídas no serviço de busca realizado por este tipo de serviços.

Ao viajar de carro, são vários os destinos que poderá visitar e que certamente vão surpreendê-lo. Este é o caso da Serra do Gerês, onde pode contemplar uma das mais belas paisagens naturais do país. Ou, para quem gostaria de visitar os cantos e recantos do interior, a aldeia Histórica de Monsanto é paragem obrigatória, tanto no inverno como no verão.

Na verdade, a maioria dos turistas que opta por estadias em alojamentos locais ou de turismo rural procura estar mais perto da natureza e da cultura característica das várias regiões de Portugal. Nesse caso, optar por alugar um carro será uma ótima oportunidade para se “perder” e descobrir alguns dos tesouros escondidos em território português.

aeiou //



Quem andar de montanha russa no Japão não pode gritar (nem bater palmas)

A Associação de Parques Temáticos do Leste e Oeste do Japão divulgou um novo guia de recomendações, numa altura em que o país começa a reabrir face à redução do número de novos casos de infeção pelo novo coronavírus. No entanto, há diretrizes insólitas a surpreender os visitantes.

Os parques de diversão do Japão estão a começar a reabrir, depois de terem estado vários meses encerrados na sequência da pandemia de covid-19. Na lista que os operadores dos parques estão a desenvolver, para garantir a segurança dos funcionários e dos visitantes, há uma regra especial que está a causar algum espanto: não se pode gritar.

Segundo a CNN, além da diretriz mais insólita do plano, há outras recomendações que já eram esperadas, como a desinfeção regular dos espaços, a medição da temperatura corporal e o uso de máscara.

No entanto, este estranho pedido está a causar alguma admiração, uma vez que uma das atrações mais procuradas neste tipo de parques de divertimento são as montanhas russas, onde, agora, as pessoas estão proibidas de gritar ou bater palmas.

Em relação aos artistas, cujo trabalho dificulta a utilização de uma máscraa de proteção, as diretrizes aconselham a manter uma distância de, pelo menos, um metro dos visitantes. O atendimento ao público também vai sofrer alterações, com ordens para os funcionários manterem apenas as conversas essenciais e o mais curtas possíveis.

“Face a uma nova forma de atender o cliente, mesmo usando uma máscara, podem usar-se outras formas de comunicação com os visitantes, como o olhar e gestos com as mãos”, lê-se numa das sugestões citadas pela CNN.

Estas regras, emitidas pela Associação de Parques Temáticos do Leste e Oeste do Japão, englobam mais de 30 operadores de parques de diversões no país, incluindo a Oriental Land Company e a Universal Studios Japan.

ZAP //



Países reinventam turismo. No México, hotéis oferecem 2 noites por cada 2 pagas

A pandemia de covid-19, que já matou mais de 350 mil pessoas em todo o mundo, pôs travão ao turismo mas já há países que preparam a retoma do setor com muitas ofertas e até com estadias comparticipadas.

Este é o caso do México: há hotéis em Cancun que pretendem oferecer promoções em hotéis e resorts para atrair turistas e alimentar o setor.

De acordo com o jornal britânico The Sun, que cita a Associação Hoteleira de Cancun, o país prepara um pacote turístico que oferece duas noite de estadia por cada duas outras noites pagas pelo viajante – trata-se do pack “Venha a Cancun 2X1”.

Descontos nos voos para o México estão também a ser estudados, relatam os média locais.

Japão e a região italiana da Sicília são outros dos territórios que já começaram a desenhar o plano de retomar no setor. A Sicília vai pagar parcialmente voos e estadias em hotéis aos turistas que decidam visitar a ilha italiana ainda este ano, no período após o pico da pandemia do novo coronavírus oriundo da China.

A ilha italiana vai pagar metade do custo do bilhete de avião e um terço da estadia – uma noite em cada três – em hotéis da região, conta o The Times of London.

Além de cobrir parcialmente os custos com os voos e acomodação, a Sicília vai também oferecer bilhetes gratuitos para museus e sítios arqueológicos. A iniciativa anunciada implicará um investimento de 50 milhões de dólares, detalha a Newsweek.

Já o Japão está a ponderar pagar a quem quiser visitar o país, numa medida que poderá custar aos cofres japoneses 12,5 mil milhões de dólares. “O governo está a planear potenciar o turismo doméstico ao financiar uma parte das despesas referentes às viagens até ao Japão assim que o surto começar a ser controlado”, anunciou Hiroshi Tabata, chefe da Agência de Turismo do Japão, em conferência de imprensa.

Segundo a TVI24, as melhores previsões dizem que o programa poderá estar em vigor em julho, caso as restrições nas ligações aéreas sejam levantadas.

O número de turistas internacionais no Japão ter caído 99,9% em abril, em relação a 2019.

Na Bulgária, o Governo vai abrir algumas praias gratuitamente, incluindo o uso gratuito de espreguiçadeiras e guarda-sóis, mas não estão a ser ponderadas financiamentos diretos de férias aos turistas, observa ainda o New York Post.

ZAP //



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