Macau – uma das principais portas de entrada da civilização ocidental na China

Macau

Jack Zalium

Macau, localizado na costa meridional da República Popular da China, é uma região administrativa especial da República Popular da China, RAEM, desde dezembro de 1999. Antes desta data, foi colonizada e administrada por Portugal durante 400 anos, tendo sido considerado a última colónia Europeia na China.

carregue no play para ver fotos

A RAEM é constituída pela Península de Macau e pelas duas ilhas Taipe e Coloane. Pelo facto de ser uma das principais portas de entrada da civilização ocidental na China, Macau é a união perfeita entre a cultura ocidental e a cultura oriental, sendo um dos melhores exemplos, o centro Histórico de Macau.

Percorrer o centro histórico de Macau, é poder vivenciar e testemunhar os primórdios da cidade de Macau. Observar todas as construções arquitetónicas realizadas pelos Portugueses, respeitando os traços originais da cidade, como as principais praças e ruas do centro histórico.

Para comprovar o respeito pelas duas culturas presentes em Macau, temos o templo de A-Má, que já existia antes dos Portugueses chegarem a Macau. Tendo sido construído por pescadores e marinheiros, é composto por vários pavilhões, em que cada um é dedicado ao culto de uma divindade chinesa.

Mas o centro histórico de Macau não é só templos religiosos, tem muitas outras atrações como o Quartel dos Mouros, o largo do Lilau, que era a principal fonte de água da cidade de Macau, a casa do Mandarim, o teatro de D. Pedro V, construído em 1860 e o primeiro teatro de estilo Ocidental na china, localizado no Largo de santo Agostinho.

Para melhor conhecer RAE de Macau, deve visitar o Centro de atividades Turísticas e Culturais (CATC), onde através de apresentações interativas, fica a conhecer a cultura oriental-ocidental de Macau.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here