TAP anuncia que já é possível utilizar aparelhos electrónicos pessoais nos voos

[creditos nome="Francis Jiménez Meca" endereco="http://www.flickr.com/photos/francisjimenezmeca/"] [lead_do_artigo] De certeza que já ouviu falar de vários golpes associados tanto à compra de viagens como depois de chegar ao destino, no que diz respeito ao hotel reservado. Adicionalmente, as barreiras linguísticas, o ambiente desconhecido e as diferenças culturais marcam os turistas como presas fáceis para outro tipo golpes que podem ocorrer durante a estadia no estrangeiro.[/lead_do_artigo] Se o negócio que conseguiu parece ser bom demais para ser verdade, provavelmente é mesmo. Siga as seguintes sugestões para identificar um embuste de viagem antes que seja tarde demais. [toc]

Antes de viajar

1. Manter uma dose saudável de ceticismo

Ser extremamente cético sobre o correio eletrónico não solicitado, solicitações de código postal e telefone, dizendo que foi selecionado para receber umas férias fabulosas. Algumas ofertas podem parecer muito boas, mas certifique-se de ler as letras miúdas. Algumas ofertas impõem tantas exigências e restrições, que vai acabar por pagar mais do que foi anunciado na oferta.

2. Fazer uma verificação de antecedentes

Procure informações sobre o historial da empresa na qual pretende comprar um serviço de viagem.

3. Informações privadas devem ser mantidas privadas

Nunca dê seu número de cartão de crédito, a menos que inicie a transação e está confiante sobre a empresa com a qual está a fazer o negócio.

4. Obtenha os factos todos

[creditos nome=" kkalyan" endereco="http://www.flickr.com/photos/kalyan/"] Deve receber os detalhes completos por escrito sobre qualquer viagem antes do pagamento. Esses detalhes devem incluir o preço total, política de cancelamento e de alteração da viagem e informações específicas sobre todos os componentes do pacote.

5. Acompanhe todo o processo de reserva da sua viagem

Depois de ter os detalhes completos, entre em contacto com as empresas de transporte e o hotel e verifique que as reservas foram feitas.

6. Proteja-se

Pague sempre com cartão de crédito se possível. Por lei, os clientes que usam cartão de crédito têm o direito de recusar o pagamento de taxas por serviços não prestados.

7. Pesquise o seu destino

[creditos nome="adria.richards" endereco="http://www.flickr.com/photos/adriarichards/"] Google é seu melhor amigo e, às vezes, seu único amigo. Muitos golpes de viagem podem ser evitados se antes de viajar perder alguns minutos na internet a pesquisar alguma informações sobre a cidade para onde viaja. Procure informação sobre segurança, locais mais problemáticos onde poderá ser facilmente assaltado, dicas de como se comportar para evitar determinados golpes.

Durante a sua estadia no estrangeiro

1. Muita atenção aos táxis

[creditos nome="Moyan_Brenn" endereco="http://www.flickr.com/photos/aigle_dore/"] Motoristas de táxi, empresas de turismo local e emblemas de aparência oficial nem sempre podem ser confiáveis pelos viajantes. Os táxis são um ardil comum para um embuste. Nunca entre num táxi, a menos que tenha a certeza de que é respeitável e concordam sobre um preço de antemão. Verifique se é legal, totalmente licenciado e em boas condições. Mais importante ainda, confie em seus instintos. Se suspeitar que algo está errado, peça ao motorista para parar e saia do táxi.

2. Câmbio de moeda

Familiarize-se com a moeda do país para onde viaja. Preste atenção para garantir que recebe o troco correto nas compras que faz durante a sua estadia.

3. "Pickpockets"

[creditos nome="dullhunk" endereco="http://www.flickr.com/photos/dullhunk/"] Atenção às multidões, empurrões e mesmo mulheres ou crianças que caem à sua frente. Muitas vezes este tipo de manobras é usado para lhe tirarem a carteira. Verifique a sua carteira e outros objetos de valor, antes e durante qualquer uma destas situações.

4. Falso polícia

Ser abordado por um polícia num país estrangeiro pode ser uma experiência intimidante. Um polícia legítimo não irá pedir os seus cartões de crédito e informações do PIN ou para ver as suas jóias. Esta tática é frequentemente usada por pessoas com intenções de o assaltar. Se ficar desconfiado com as perguntas que lhe são feitas peça para ver o emblema do policia (tome nota do nome e número) e chame a polícia local para verificar se que essa pessoa é, de facto, um policia.

5. Distrair e pegar

Há muitas variações desta tática, onde uma pessoa distrai a vítima, enquanto outro mexe nos seus bolsos. É difícil não reagir à distração, mas há algumas coisas que pode evitar para não se tornar um alvo. Esteja vigilante e evite 'confusões'. Outra opção é levar o dinheiro escondido debaixo das suas roupas e distribuído por diferentes sítios.

6. Aluguer de carro no estrangeiro

[creditos nome="TrishaSharma Seo" endereco="http://www.flickr.com/photos/trshasharma/"] Quando aluga um carro prepare-se para emergências. Além de compreender os perigos e as leis locais, sabe que para pedir ajuda, em alguns países, as únicas pessoas de quem deve aceitar ajuda na estrada são os polícias. Também pode tomar medidas proativas: se alguém pede para encostar, conduza a uma área segura e bem iluminada se possível. Uma coisa importante a lembrar em qualquer dessas situações é não resistir se for ameaçado com violência. Documentos e dinheiro de viagem podem ser sempre substituídos. Quanto mais souber sobre o seu destino, incluindo a cultura e a língua local, melhor preparado estará para todos os desafios e riscos de segurança.

-

A TAP Portugal anunciou que a partir de agora os voos da companhia permitem a utilização de aparelhos electrónicos pessoais desde que estes estejam configurados em “modo de voo”, com os sistemas de comunicação e transmissão de dados desactivados.

“A utilização de computadores portáteis (laptops) está, porém, restringida nas fases de descolagem e aterragem, devendo esses equipamentos ser guardados e devidamente acomodados, de forma a ser garantida a segurança dos restantes passageiros”, refere a TAP em comunicado.

A companhia aérea portuguesa salienta que as normas de utilização de aparelhos electrónicos a bordo “devem ser sempre estritamente observadas e cumpridas, razão pela qual o uso de aparelhos como ‘walkie-talkies’, rádios portáteis, brinquedos com controlo remoto e outros não é permitido durante todas as fases do voo”.

Os aparelhos electrónicos pessoais podem ser usados durante os voos desde que os sistemas de comunicação e transmissão de dados (‘wireless’ e ‘bluetooth’) estejam desactivados.

A TAP segue, assim, a recente decisão da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), que considera segura a utilização de aparelhos electrónicos pelos passageiros de voos comerciais, desde que tomadas determinadas medidas preventivas.

/Lusa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here