Piran – monumento cultural urbano na Eslovénia

Piran

29cm

Piran é uma cidade do município com o mesmo nome e uma das principais cidades da península eslovena no sudoeste do país, no golfo de Piran, no Mar Adriático. Faz fronteira com a Croácia a sul, com os municípios de Izola e Koper a leste e com a Itália através do golfo de Trieste.

carregue no play para ver fotos

É o monumento cultural urbano melhor preservado de toda a península eslovena, daí que esta é uma cidade muito especial. É invejável a sua arquitetura medieval, com ruas estreitas e casas unidas umas às outras.

Ao visitar Piran deve fazer um roteiro prévio, a fim de apreciar os museus, os monumentos e as praças e ainda poder desfrutar das belíssimas praias.

Para proteger a cidade, foram construídas as muralhas da cidade, com final de construção no século VII. No entanto, hoje em dia, grande parte desta fortificação ainda está bem preservada, com oito portas de entrada na cidade.

A Porta de Osrednja Vrata, a porta principal na rua Partizanska, a primeira Rasporska Vrata de estilo Gótico, na rua Rozman, a Dolfinova Vrata, a Milisjka Vrata, construída no século XIII, a segunda Rasporska Vrata construída no século XV com sete torres e a Marcana de estilo renascentista e construída no século XVI.

A Praça Tartin, em homenagem ao compositor Giuseppe Tartini, é a principal praça da cidade onde todas as ruas vão confluir. Ali podem ser encontradas lojas de comércio e monumentos como a casa de Tartini e o Palácio Municipal.

O Mosteiro Franciscano é um mosteiro católico romano situado no cimo da colina.

O Aquário de Piran situa-se na baía interior do porto de Piran em Kidricevo, inaugurado em 1964. Possui vários tanques nos quais é possível observar mais de 200 espécies diferentes do mundo submarino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here