Tirano em Itália – arte, cultura e gastronomia

INTORNOTIRANO

Localizado na parte inferior da Valtellina, na fronteira com a Suíça, numa posição estratégica que marcou a sua história conturbada, Tirano fascina os visitantes com suas provas artísticas e a sua cultura, assim como como com os vinhos e a sua gastronomia. Tem cerca de 9.044 habitantes e é atravessado pelo rio Adda.

carregue no play para ver fotos

Apesar de ter uma população inferior a 10.000, Tirano é considerada uma cidade por causa das muralhas que foram construídas por Ludwig Sforza, também conhecido como Il Moro (o Mouro) no final do século XV, para a proteger.

As três portas da cidade ainda sobrevivem, Bormina, Poschiavina (recentemente restaurada) e Milanese.

Os tesouros artísticos incluem a Basílica de Madonna di Tirano, um magnífico edifício Santo que remonta ao início do século XVI e construído após a Virgem Maria ter aparecido aqui em 29 de setembro de 1504. Elementos interessantes desta igreja incluem o órgão barroco, datado do século XVII, um trabalho de Bulgarini, que impressiona pela sua imponência e riqueza de detalhes.

Muitos palácios embelezam um dos mais ricos centros históricos dos Alpes, entre os quais Salis Palazzo, a Casa Museo d’Oro Lambertenghi, Palazzo Merizzi, Palazzo Marinoni e o antigo convento dos Agostinianos (hoje a Câmara Municipal).

Destaca-se também o comboio Bernina Express, uma importante ligação entre o Tirano e St. Moritz, Itália e Suíça. A sua extraordinária rota passa entre vinhas e lagos, bosques e montanhas e pistas de esqui.

Tirano também é sinónimo de tradição, com o Sagra dei Chiscioi, realizado todos os anos em agosto. É um festival dedicado à saborosa e típica panqueca feita com farinha de trigo e queijo, especialidade da cidade.

Um evento curioso é o “Tirà li toli” um ruidoso desfile das crianças da aldeia em 31 de janeiro para dizer adeus ao inverno e olá ao despertar da primavera.

Tirano é o ponto de partida ideal para passeios de natureza, ou para visitar outras atrações da Valtellina e da vizinha Suíça.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here