24/01/2017

Cataratas do rio Iguaçu: grandiosidade e quedas de água entre o Brasil e a Argentina

Publicado em 12/02/2012 por em América do Sul

Foto das Cataratas do Iguaçu com Velvia Effect.

Luiz Henrique Varga Assunção

As Cataratas do rio Iguaçu, localizadas na fronteira do Brasil e Argentina são um lugar de excelência para quem aprecia grandiosidade e quedas de água. São uma das cascatas mais espetaculares do mundo, e por lá, é bom prepararmos os olhos para arco-íris e anéis de chuva.

Foto das Cataratas do Iguaçu com arco-íris.

Miriam C de Souza

As Cataratas do Iguaçu, ou Foz do Iguaçu, são as cataratas do rio Iguaçu localizadas na fronteira do Brasil entre o Estado do Paraná e a província Argentina de Misiones.

O rio Iguaçu tem origem nas imediações da cidade de Curitiba e flui pelo Brasil na grande maioria do seu curso, e abaixo da sua confluência com o rio San Antonio, o rio Iguaçu, faz a divisão entre o Brasil e a Argentina.

O seu nome, “Iguaçu”, vem de palavras com o significado de “água” e “grande”.

Foto das Cataratas do Iguaçu de frente.

Joana Rangel

A semicircular do centro deste lugar tem 80 metros de altura e 2700 metros de diâmetro e está situada numa linha de basalto que define a fronteira entre a Argentina e o Brasil.

A floresta circundante subtropical tem mais de 2000 espécies de plantas vasculares e abriga a fauna típica da região: antas tamanduás, macacos bugios, jaguatirica, onças e jacarés. Alguns destes mamíferos são espécies ameaçadas.

O rio Iguaçu define o norte do limite de reservas e parques e também a fronteira sul do National Park World Heritage de Iguaçu no Brasil.

As quedas de água são feitas de inúmeros sprays de água, e a vegetação em redor é abundante dada a pulverização constante, sendo que é principalmente composta por floresta húmida subtropical e rica em lianas e epithytes.

A melhor altura para apreciar as maravilhas das Cataratas do Iguaçu é de janeiro a março, quando o rio está alto.

Foto das Cataratas do Iguaçu com passadeiras.

Miriam C de Souza

É possível fazer passeios pedonais por lá, existindo também barcos para passeios e um sistema extensivo de passadeiras e plataformas de observação que oferecem uma riqueza de pontos de vista.

O primeiro europeu a encontrar estas quedas de água foi o conquistador espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca em 1541.

Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Onde fica?

Tags: , , , , , , ,

Deixe-nos o seu comentário

Terá que preencher todos os campos obrigatórios. Utilize palavras adequadas. O seu e-mail não será publicado.

Poderá utilizar Gravatar.

Poderá utilizar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Obrigado pela sua visita!
Não quer subscrever a nossa newsletter? É grátis!
guia + viagens - Receba no seu e-mail ideias e inspiração para as suas viagens.
Não mostrar mais